PUBLICIDADE

Robótica é diferencial na educação de jovens brasileiros

De Pernambuco para o mundo: alunos da UFPE vencem competição em Bordeaux, na França

19 out 2023 - 11h44
(atualizado em 21/11/2023 às 13h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Cada vez mais, as práticas de robótica ganham relevância como ferramenta educacional no Brasil, estimulando inovação, criatividade e a experimentação no contexto escolar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 26,7% das escolas públicas e privadas brasileiras oferecem alguma atividade relacionada à robótica. A curva de crescimento, ainda que acentuada, mostra que há potencial para maiores ciclos de expansão no curto prazo. E o aprendizado em sala de aula tem sido impulsionado pela participação dos estudantes em competições nacionais e internacionais.

Foto: Banco de Imagens Pexels / DINO

Um exemplo de uma iniciativa bem-sucedida acontece no estado de Pernambuco, por meio da parceria entre o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Neste ano, os integrantes da equipe RobôCIn, da UFPE, foram bicampeões na modalidade SSL (Small Size League) da RoboCup 23. A competição foi realizada na cidade de Bordeaux, na França, e contou com participantes de diversos países do mundo.

Como o ITEMM é parceiro do CIn da UFPE há alguns anos, com a prestação de consultoria para os estudantes que integram a equipe RobôCIn, os alunos conseguem vivenciar uma verdadeira troca de conhecimentos na área de inovação, contribuindo para o avanço do projeto desenvolvido pelos estudantes ao longo dos anos.

"Buscamos fomentar a educação aliada com projetos de inovação e tecnologia. Esse trabalho que fazemos juntos aos estudantes da UFPE, com a equipe do ITEMM atuando como consultora para a equipe do RobôCIn, comprova como o incentivo e uma educação de qualidade pode transformar a realidade de diversos jovens. O resultado obtido por eles na RoboCup ratifica a importância dessa parceria", destaca o diretor executivo do ITEMM, Spartacus Pedrosa.

Avanço da robótica

Segundo um estudo da Federação Internacional de Robótica, divulgados no

relatório World Robotics 2022

, mais de 517 mil robôs industriais foram instalados em fábricas de todo mundo só no ano de 2021. O resultado mostra um crescimento importante da ordem de 31% em relação ao mesmo período de 2020.

No Brasil, as indústrias das áreas de alimentos e bebidas, metalmecânica e eletrônica são as que possuem maior destaque na utilização da automação. Diante desse cenário, com a ampliação de oportunidades para os estudantes brasileiros será possível torná-los cada vez mais capacitados diante do mercado de trabalho. Para isso, a parceria com empresas que investem em um ensino diferenciado e voltado para novas tecnologias, como a robótica, além de incentivos a competições de nível nacional e internacional, se torna um fator decisivo para esse avanço. 

Website: https://www.moura.com.br/sobre-nos/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade