Script = https://s1.trrsf.com/update-1785845726/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Quem é a fabricante brasileira de ônibus elétricos que desbanca as gigantes chinesas

Eletra produz veículos em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, com tecnologia 100% brasileira, desde 2023

11 ago 2026 - 17h58
Compartilhar
Exibir comentários

No universo dos carros, a eletrificação é puxada por empresas estrangeiras, principalmente chinesas. Já quando no segmento de ônibus, esse movimento vem de outro lugar: do próprio Brasil. A empresa que mais tem veículos com a tecnologia em circulação é a Eletra, natural do ABC Paulista, com 26 anos de história.

A empresa está à frente de gigantes como BYD, Scania, Volkswagen e Mercedes-Benz, que também oferecem ônibus eletrificados localmente. "Fabricamos nossos ônibus elétricos em São Bernardo do Campo utilizando tecnologia nacional, mão de obra local e produtos idealizados para o mercado brasileiro", diz Iêda Maria de Oliveira, diretora-executiva e comercial da empresa inaugurada em 2000.

Produção nacional de ônibus elétricos em parcerias com outras empresas

Em sua fábrica no ABC Paulista, a Eletra já produziu 1.023 ônibus elétricos em parceria com a Scania e a Mercedez-Benz, que fornecem partes dos chassis, e com a Weg, que oferece baterias, inversores e controladores. "Hoje, nos posicionamos como fabricantes de chassis elétricos e oferecemos ao mercado um portfólio com diversos modelos, desde os veículos midi, de 10 metros de comprimento, até veículos longos e articulados, de 21 metros", conta a executiva.

Fábrica da Eletra em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, tem capacidade para produzir 1.800 ônibus por ano.
Fábrica da Eletra em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, tem capacidade para produzir 1.800 ônibus por ano.
Foto: Divulgação / Estadão

A Eletra iniciou sua história de fabricante de veículos elétricos em 1999, com modelos híbridos, migrando em 2000 para os trólebus e, em 2014, com seu primeiro elétrico puro. A empresa foi responsável pela parceria que deu origem ao projeto do primeiro caminhão elétrico do Brasil, o Volkswagen e-Delivery.

Eles foram responsáveis pelo esquema dos controladores, do sistema de distribuição de energia e do software. Segundo Iêda, esta experiência alavancou as tecnologias da empresa para que fosse possível se lançar ao mercado como uma fabricante independente de ônibus elétricos.

Investimento em pesquisa e desenvolvimento

"Nosso investimento em engenharia e tecnologia própria nos permite criar produtos adequados às condições das cidades brasileiras e trabalhamos com diversos modelos de ônibus, incluindo com o retrofit de ônibus a diesel, transformando em elétricos, como uma alternativa de entrada para municípios que estão iniciando a eletrificação", relata a executiva.

A Eletra tem, atualmente, uma capacidade de produção de 1.800 ônibus por ano e planeja ampliar para 2.200 em 2027, atendendo aos crescentes pedidos de veículos novos. Somente na cidade de Sao Paulo, a marca é responsável por 553 unidades em circulação, com previsão para mais entregas em 2026 e nos próximos anos.

A linha de chassis de ônibus elétricos da Eletra conta com diversos modelos, partindo dos ônibus midi, com 11,5 metros de comprimento, passando pelos padrons, com 12 a 13 metros, até os super articulados, com 20 a 23 metros. Segundo a empresa, todos os modelos contam com autonomia que varia entre 250 e 350 quilômetros.

Estadão
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra