Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

Publicidade

RS tem alerta laranja para tempestades com ventos de até 100 km/h e granizo

Aviso abrange Porto Alegre, Região Metropolitana e interior; chuva pode alcançar 100 mm neste sábado

3 out 2026 - 19h48
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja para quase todo o Rio Grande do Sul neste sábado, com risco de tempestades severas, granizo e ventos de até 100 km/h. As chuvas podem acumular até 100 mm no dia, trazendo perigo de alagamentos, queda de árvores e falta de luz. Um segundo aviso, de nível amarelo, abrange o restante do estado. A Defesa Civil orienta a população a não se abrigar sob árvores, proteger veículos de estruturas frágeis e desligar aparelhos da tomada.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas meteorológicos simultâneos para o Rio Grande do Sul válidos ao longo deste sábado (3). O aviso principal, de nível laranja e grau de severidade classificado como perigo, abrange praticamente todo o território gaúcho, incluindo Porto Alegre e a Região Metropolitana. Com vigência até a meia-noite, o boletim sinaliza o risco de instabilidades severas acompanhadas por rajadas de vento intensas, acumulados expressivos de chuva e precipitação de granizo em diversas regiões.

Foto: Alex Rocha/PMPA / Porto Alegre 24 horas

As projeções do alerta de tempestade indicam volumes pluviométricos que podem variar de 30 a 60 milímetros por hora, com acumulados diários alcançando entre 50 e 100 milímetros. As rajadas de vento associadas ao deslocamento do sistema de instabilidade podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h, trazendo potencial para alagamentos urbanos, estragos em lavouras, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Um segundo aviso, de nível amarelo e gravidade de perigo potencial, estende a atenção para a totalidade do estado com chuvas de até 50 milímetros ao dia e ventos de até 60 km/h.

Diante do cenário desfavorável, os órgãos de proteção recomendam medidas de precaução para evitar acidentes durante os picos da ventania. A Defesa Civil do Estado e o Corpo de Bombeiros orientam a população a não buscar abrigo sob árvores ou estruturas metálicas, evitar o estacionamento de veículos próximo a torres de transmissão e placas publicitárias, além de desconectar aparelhos eletroeletrônicos da tomada. Em casos de emergência ou pedidos de auxílio, os telefones 199 e 193 permanecem disponíveis para atendimento comunitário.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra