Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira o trajeto projetado para o ciclone no Sul do Brasil

Início da formação do ciclone ocorrerá em condições menos comuns sobre o continente sul-americano

12 jul 2023 - 00h09
Compartilhar
Exibir comentários

Um ciclone está previsto para atingir o Sul do Brasil entre esta quarta e quinta-feira, com uma característica incomum: sua formação será sobre o continente, não sobre o mar.

Foto: Arte: MetSul Meteorologia / Porto Alegre 24 horas

Diferentemente do ciclone bomba de 2020, que se originou no oceano e teve rápida intensificação, esse sistema se desenvolverá a partir de uma área de baixa pressão que ingressará no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e Noroeste do estado. Ao longo do dia, espera-se um aprofundamento do centro de baixa pressão, iniciando o processo de ciclogênese (formação de um ciclone).

A pressão atmosférica em superfície despencará abaixo de 1000 hPa no estado gaúcho, com valores tão baixos quanto 995 hPa a 996 hPa ao nível do mar, favorecendo a instabilidade. No final da quarta-feira, o centro do ciclone estará sobre a região de Porto Alegre, aumentando a instabilidade na capital e na maior parte do estado.

Confira a rota elaborada pela MetSul Meteorologia:

Foto: Porto Alegre 24 horas

Na quinta-feira, o ciclone migrará para o mar, intensificando-se e estando a Leste do Rio Grande do Sul com uma pressão de 989 hPa. Embora se afaste rapidamente do continente, a intensidade do sistema e o seu vórtice de nebulosidade ainda provocarão ventania e chuvas intensas.

Na sexta-feira, o tempo melhorará na maior parte do Sul do Brasil, mas haverá instabilidade com períodos de sol e chuva no Leste gaúcho. É possível ocorrer precipitação invernal nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente entre os Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense, devido à interação da circulação ciclônica com o ar polar. O vento poderá apresentar rajadas fortes no início do dia na costa e nas áreas serranas, diminuindo ao longo do dia, caracterizando um clássico dia de inverno com frio. Com informações da MetSul Meteorologia.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade