PUBLICIDADE

Calor de 40°C no Sul e recorde de calor em Curitiba

Temperaturas acima dos 37C foram observadas nos três estados do Sul

12 nov 2023 - 01h52
Compartilhar
Exibir comentários

A nova massa de ar quente que se instala sobre o Brasil começou a influenciar também o estado do Paraná neste sábado, elevando as temperaturas. A capital Curitiba teve a tarde mais quente do ano até agora.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 33,6°C. O recorde anterior era de 33, 1°C, em 24 de setembro.

O calor ainda será intenso até a próxima segunda-feira, com previsão de temperatura de até 34°C. Portanto, neste domingo ou na segunda-feira, Curitiba poderá registrar um novo recorde de calor.

Foto: Climatempo

Foto: Curitiba (PR), por Luiz

 

Calor de 40°C no Sul do Brasil

O ar esquentou muito neste sábado em toda a Região sul do Brasil e temperaturas acima dos 37°C foram observadas nos três estados.

A maior temperatura no Sul do Brasil nesse sábado, 11 de novembro, foi de 40,3°C em Urussanga, no sul de Santa Catarina. Esta região, que está próxima de uma serra, ocorre um processo natural de aquecimento chamado de aquecimento adiabático.

Neste processo, o ar esquenta um 1 °C a cada 100 m enquanto desce a montanha para chegar até a região de Urussanga. No oeste Catarinense as temperaturas alcançaram de 32°C a 35°C.

No Rio Grande do Sul a maior temperatura foi de 38,1°C em São Luiz Gonzaga. Em vários locais no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul registraram temperaturas entre 34°C e 37 °C

O Paraná registrou a temperatura de até 39,5°C em Cambará, no norte do estado a região de cerro azul e também de Londrina registrar um 38,2°C em Paranapoema e em Diamante do Norte 37,8°C

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade