PUBLICIDADE

População mundial chega a 7,75 bilhões em 2019

21 dez 2019 11h06
ver comentários
Publicidade

Número de habitantes do planeta aumenta em 83 milhões em relação ao ano passado, segundo estimativa de fundação alemã. Maior crescimento é registrado na África. Marca de 8 bilhões deve ser alcançada em 2023.No fim de 2019, haverá 7,75 bilhões de pessoas no mundo, de acordo com a estimativa da Fundação Alemã para a População Mundial (DSW) divulgada nesta sexta-feira (20/12). Isso representa um aumento de cerca de 83 milhões em relação ao ano passado, o que equivale a aproximadamente o número total de habitantes da Alemanha.

Estima-se que a população mundial cresça a uma taxa de 156 por minuto
Estima-se que a população mundial cresça a uma taxa de 156 por minuto
Foto: DW / Deutsche Welle

Estima-se que a população mundial cresça a uma taxa de 156 por minuto, levando em conta a diferença entre nascimentos e mortes registrada neste mesmo período. Neste ritmo, segundo a DSW, a marca de 8 bilhões deverá ser superada em apenas quatro anos.

O maior crescimento foi registrado na África, onde cada mulher tem cerca de 4,4 filhos, bem acima da média mundial de 2,4 crianças por mulher. A fundação prevê que a população africana dobrará nos próximos 20 anos.

Apesar da liderança africana no aumento, o continente mais populoso continua sendo a Ásia. Se o mundo fosse uma vila com apenas 100 habitantes, 59 seriam asiáticos, 17 africanos, dez europeus, oito latino-americanos, cinco da América do Norte e somente um da Oceania, ilustrou a DSW.

Um relatório da ONU divulgado em junho estimou que a população mundial chegará a 9,7 bilhões em 2050. O estudo também afirmou que neste mesmo ano metade dos habitantes do planeta estará concentrada na Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Indonésia, Egito e Estados Unidos. Em 2027, a Índia deverá ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo.

CN/afp/dw

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Publicidade
Publicidade