Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

PEC da Segurança Pública: o que prevê o texto que avança ao plenário do Senado

Texto constitucionaliza o Susp, amplia poderes das polícias da União e restringe benefícios a membros de facções

14 out 2026 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A PEC da Segurança Pública propõe constitucionalizar o Susp, ampliar poderes das polícias da União, endurecer regras contra facções, proibir progressão de penas para líderes e proteger fundos de segurança contra cortes orçamentários.
Presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA)
Presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA)
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A PEC da Segurança Pública unifica as diretrizes de combate ao crime organizado no país ao avançar para votação no plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (14).

O encaminhamento ocorreu após a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania concluir a votação com a rejeição de emendas pendentes por ausência dos parlamentares autores, segundo decisão do presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA).

O texto elaborado com ajustes de redação pelo relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE), preservou as atribuições das polícias legislativas antes do envio da matéria à deliberação geral dos senadores.

Em plenário, a proposta depende do aval de 49 parlamentares em dois turnos de votação para seguir à promulgação ou retornar aos deputados caso sofra alterações substantivas.

Quais mudanças a proposta traz para as polícias?

A emenda coloca o Sistema Único de Segurança Pública na Constituição Federal e estende a competência da Polícia Federal para a repressão a crimes ambientais e milícias. A Polícia Rodoviária Federal ganha atribuição ostensiva em hidrovias e ferrovias federais.

O parecer assegura às administrações municipais a criação de corporações comunitárias e concede pensão por morte aos dependentes de agentes de segurança pública falecidos em serviço.

Como o texto endurece as regras contra facções?

A proposta proíbe a progressão de pena para líderes de facções e estabelece o cumprimento de penas em penitenciárias de segurança máxima sob regime diferenciado.

No financiamento, os fundos de Segurança Pública e Penitenciário Nacional passam a ter proteção contra contingenciamentos orçamentários, após a exclusão do trecho que previa receitas vindas de apostas esportivas.

TerrAI Texto gerado com ajuda de Inteligência Artificial e editado pelo nosso time de jornalistas.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra