PUBLICIDADE

Parlamento britânico aprova pedir adiamento do Brexit

14 mar 2019 - 16h16
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Legisladores dão aval a moção para solicitar à União Europeia que data de saída do Reino Unido do bloco seja postergada. Parlamento terá que aprovar acordo até 20 de março se não quiser um longo adiamento.O Parlamento do Reino Unido decidiu nesta quinta-feira (14/03) que o governo britânico deve pedir à União Europeia (UE) um adiamento da data de saída do bloco, marcado para 29 de março. O país vive um impasse entre governo e parlamentares para definir os termos do divórcio.

Manifestantes contrários ao Brexit aguardavam decisão do Parlamento em frente ao prédio em Londres
Manifestantes contrários ao Brexit aguardavam decisão do Parlamento em frente ao prédio em Londres
Foto: DW / Deutsche Welle

Ao aprovar, por 412 votos a 202, a moção apresentada pela primeira-ministra Theresa May, os legisladores concordaram que, se o Parlamento finalmente aprovar o acordo de saída negociado pela premiê com a UE até 20 de março, o governo buscará uma extensão do período de negociação até pelo menos 30 de junho.

Se o acordo for rejeitado pelo Parlamento - como já aconteceu duas vezes -, o governo provavelmente terá que pedir um adiamento ainda mais longo, o que exigiria que o Reino Unido participe das eleições para o Parlamento Europeu em maio. May rechaça essa opção.

Buscar um adiamento do divórcio significa pedir à UE uma prorrogação do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que determina um prazo de até dois anos de negociações para a retração de um país-membro do bloco europeu. Esse prazo termina em 15 dias.

O adiamento só é possível se os demais 27 Estados-membros da UE o aceitarem. O pedido de Londres por uma extensão deve ser analisado na cúpula do Conselho Europeu em Bruxelas em 21 e 22 de março, cuja agenda inclui discutir os últimos desenvolvimentos do Brexit.

Antes da votação final, os parlamentares votaram uma série de emendas. A primeira delas, referente à convocação de um segundo referendo sobre o Brexit, foi rejeitada por 334 votos a 85. O resultado já era previsto, uma vez que os próprios deputados defensores do voto popular se abstiveram alegando que este não é o momento certo para votar sobre o tema.

Este foi o terceiro dia consecutivo de votações cruciais no Parlamento britânico. Na terça, os legisladores rejeitaram pela segunda vez o acordo que define os termos do divórcio, negociado entre a premiê e Bruxelas. O plano já havia sido reprovado em janeiro por uma margem histórica.

No dia seguinte, embora insistam em rechaçar o acordo de May, os parlamentares votaram contra a possibilidade, em qualquer circunstância, de que o Reino Unido deixe a União Europeia sem um acordo de saída, o chamado hard Brexit.

Mais informações em instantes...

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade