PUBLICIDADE

Para UE, ajuda a bancos espanhóis representa mensagem de segurança ao mercado

Compartilhar

O comissário de Assuntos Econômicos da União Europeia (UE), Olli Rehn, afirmou neste domingo que o pacote de ajuda financeira de até 100 bilhões de euros que será concedido à Espanha para o saneamento do setor bancário do país transmite uma mensagem de segurança aos mercados.

"É um sinal claro aos mercados e ao público de que a zona do euro está decidida a empreender ações decisivas para acalmar as turbulências do mercado e conter o contágio (da crise)", assinalou o comissário, em declarações divulgadas pelo canal europeu de televisão "Ebs".

Rehn enfatizou que a ajuda europeia não implicará novas condições de ajuste fiscal para a Espanha, mas lembrou que terá certas contrapartidas para o setor financeiro. "Trabalhamos de perto com a Espanha e queremos apoiá-la nesses desafios difíceis".

Ele ressaltou que a medida constitui uma "ação preventiva e decisiva que mostra que Europa e Espanha juntas estão prontas para empreender ações decisivas para garantir a estabilidade financeira da Europa e fazer progressos sustentáveis rumo ao crescimento econômico e à criação de emprego".

O comissário explicou que a recapitalização do setor bancário espanhol é "muito importante para proteger a estabilidade financeira na Europa", já que a Espanha esteve no epicentro das turbulências do mercado que afetaram a zona do euro.

Os burocratas de Bruxelas ressaltam também que a dívida da Espanha é mais baixa que em outros muitos países da zona do euro. "A Espanha está tomando ações decisivas par assegurar a sustentabilidade de suas finanças públicas, inclusive a redução da despesa excessiva das Comunidades Autônomas (regiões), que foi um problema significativo".

Rehn confiou que, com estas medidas, o país conseguirá reforçar seu potencial de crescimento e assegurar o retorno a um caminho de crescimento sustentável e criação de emprego.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade