Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pane no sistema: falha na Cloudflare derruba vários sites

A empresa confirmou problemas em seus sistemas e informou que estava investigando o que pode ter ocorrido

18 nov 2025 - 14h36
Compartilhar
Exibir comentários

Uma pane nos sistemas da Cloudflare, gigante de infraestrutura de internet, provocou um verdadeiro apagão digital na manhã desta terça-feira (18). Assim, milhares de sites e serviços online em todo o mundo ficaram fora do ar. A falha expôs a vulnerabilidade da rede e a dependência global de poucas empresas que atuam como espinha dorsal da internet.

Cloudfare registra falhas e derruba sites
Cloudfare registra falhas e derruba sites
Foto: reprodução / Perfil Brasil

A Cloudflare é uma das maiores provedoras de serviços de CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo) e segurança cibernética. Ela atua como um "proxy reverso" entre os usuários e os servidores de um site. Assim, protege contra ataques DDoS, acelera o carregamento de páginas e garante a disponibilidade dos serviços. Pela manhã, a empresa registrou um grande volume de reclamações. No entanto, no período da tarde, começaram a diminuir.

O que aconteceu com a Cloudflare?

Embora os detalhes técnicos exatos da falha sejam complexos e frequentemente divulgados pela própria empresa após investigações, panes como esta geralmente envolvem:

  • Problemas de roteamento: Erros em como os dados são direcionados na internet, impedindo que o tráfego chegue aos servidores dos sites.

  • Configuração de servidores: Atualizações ou alterações mal configuradas em seus próprios servidores ou sistemas de distribuição.

  • Problemas internos de rede: Falhas em sua própria infraestrutura de rede global que impede a comunicação entre seus data centers.

No incidente em questão, usuários de diversos países relataram dificuldades para acessar desde plataformas de notícias e e-commerce até serviços de streaming e aplicativos de comunicação. A dimensão da interrupção destacou a centralidade da Cloudflare para a operar uma vasta gama de serviços online. Entre os prejudicados, estão: a plataforma X, Canva e o Chat GPT.

No site oficial, a  empresa se pronunciou: "A Cloudflare está ciente e investigando um problema que potencialmente afeta vários clientes. mais detalhes serão fornecidos conforme mais informações estiverem disponíveis".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade