PUBLICIDADE

Olavo de Carvalho ataca Joice em vídeo na web: "Peppa Pig"

Fala do ideólogo foi compartilhada por Eduardo Bolsonaro, que causou o rompimento da deputada com o clã do presidente

29 out 2019 - 13h45
(atualizado às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários
O filósofo Olavo de Carvalho também deu sua opinião sobre o racha no PSL
O filósofo Olavo de Carvalho também deu sua opinião sobre o racha no PSL
Foto: REPRODUÇÃO / Estadão Conteúdo

O ideólogo Olavo de Carvalho é mais um a se posicionar sobre o recente racha no PSL. Em um vídeo divulgado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o filósofo, considerado "guru ideológico" da família do presidente Jair Bolsonaro, atacou a ex-líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), afastada do cargo por conta do rompimento da ala bolsonarista com os aliados do presidente do PSL, Luciano Bivar.

"A Peppa Pig, que era minha amiga, entrou nessa coisa de 'bolsonazi'. Primeiro Bolsonaro era um verme, depois, disse que estava com Bolsonaro", disse Olavo, relembrando os ataques que Joice fez quando era jornalista ao então deputado federal. "Bolsonaro sem a Peppa Pig é o Bolsonaro, a Peppa Pig sem o Bolsonaro é apenas uma youtuber", continuou o ideólogo. No mesmo vídeo, Olavo afirma que aconselhou a jornalista a não entrar para a política quando foi procurado por ela.

Antigo desafeto de Joice, Eduardo Bolsonaro foi o responsável por compartilhar o vídeo em suas redes sociais. "Olavo de Carvalho comenta um pouco sobre a atuação da Dep. Fed. Joice. A reflexão vale para todos", escreveu o líder do PSL na Câmara.

Entenda a crise entre Joice Hasselmann e Bolsonaro

Bolsonaro resolveu retirar a parlamentar da liderança do governo no Congresso nesta quinta-feira (17). O substituto é o senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Ele é vice-líder do governo no Senado atualmente.

A situação de Joice ficou insustentável no governo na última quarta-feira (16), após a deputada assinar uma lista de apoio à permanência de Delegado Waldir (GO) na liderança do PSL na Câmara. Bolsonaro havia articulado para que um dos seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (SP), assumisse o posto. Joice e Eduardo são velhos desafetos e o filho do presidente não queria a parlamentar disputando as eleições para a prefeitura de São Paulo pelo PSL. 

Joice foi escolhida líder do governo em fevereiro, pela indicação dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e tinha bom trânsito com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que no início do governo era responsável pela articulação política. Ela vinha perdendo espaço, no entanto, desde que a a articulação foi repassada para a Secretaria de Governo, em agosto. O ministro Luiz Eduardo Ramos, titular da pasta, deu preferência ao líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO).

Após a confirmação do afastamento, a parlamentar foi às redes sociais para comentar a decisão do presidente Jair Bolsonaro. No Twitter, Joice escreveu que deixa o cargo com o "dever cumprido". "Trabalhei 20h por dia para salvar o governo de crises, aprovar pautas importantes para o País, apagar incêndios durante todos esses meses", escreveu.

Ela ainda argumentou que é responsável por "salvar" o mandato de Bolsonaro: "Articulei a reforma da Previdência em todo país, aprovei o PLN que deu ao presidente Jair Bolsonaro R$ 248 bilhões e o salvou de um impeachment. Contive inúmeras crises", continuou a deputada, que ainda escreveu que "não se importa com a ingratidão". "Agora ganho minha alforria", explicou.

Não nasci líder, não preciso disso. Trabalhei 20h por dia para salvar o governo de crises, aprovar pautas importantes para o país, apagar incêndios durante todos esses meses. Agora ganho minha alforria e mais tempo para cuidar do meu mandato e da minha candidatura à prefeitura.

Apesar das palavras duras contra Bolsonaro, Joice reiterou que segue ao lado do presidente, mas condicinou seu apoio ao compromisso com a pauta de combate à corrupção. "Enquanto ele realmente quiser combater a corrupção, sem jeitinho, sem flexibilIzar, sem carteiradas, sem protecionismo a quem quer que seja. Se houver esse compromisso mantido com o Brasil, seguiremos juntos", finalizou Joice, que ainda agradeceu aos líderes dos demais partidos.

Veja também:

Em vídeo, Bolsonaro se compara a leão atacado por hienas:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade