PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Número de mortos pela PM na Baixada Santista dobra em um ano

Dados publicados pela SSP apontam para mais de 70 mortes na região O post Número de mortos pela PM na Baixada Santista dobra em um ano apareceu primeiro em AlmaPreta.

2 fev 2024 - 12h13
(atualizado às 15h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Agentes da Polícia Militar de São Paulo reunidos em frente a uma escola, em Suzano (SP).
Agentes da Polícia Militar de São Paulo reunidos em frente a uma escola, em Suzano (SP).
Foto: Alma Preta

Em 2023, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) matou 72 pessoas na Baixada Santista. O número representa mais que o dobro do índice de mortes por intervenção policial no ano anterior, que contou com 34 casos.

Os dados foram publicados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP) no Diário Oficial do Estado. 

Por outro lado, dados disponíveis no site da SSP mostram um número um pouco maior do que o publicado no Diário Oficial. Na planilha de Mortes por Intervenção Policial, constam cerca de 81 ocorrências em Santos, Guarujá, São Vicente, Peruíbe, Cubatão, Praia Grande, Itanhaém e Guarujá, cidades que compõem a Baixada Santista. Os dados são públicos e podem ser consultados pelo site do órgão.

Em Guarujá, principal cidade da Operação Escudo, as ações policiais resultaram na morte de 27 pessoas, um aumento de 14,81% em relação ao ano anterior. Em 2022, a polícia matou 4 pessoas.

Mais da metade dos óbitos ocorreram entre os meses de julho e setembro, período em que foi realizada a Operação. A ação ocorreu em resposta ao assassinato de um policial militar no Guarujá. A operação da PM foi alvo de diversas denúncias de órgãos ligados aos direitos humanos e também de investigações por homicídio.

O post Número de mortos pela PM na Baixada Santista dobra em um ano apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade