PUBLICIDADE

Nem Bolsonaro nem Lula disseram que enfermeiros 'só servem para servir sopa'

A alegação falsa passou a circular após o ministro do STF Luís Roberto Barroso suspender a lei que estabelece o piso salarial de enfermagem

5 set 2022 - 13h24
(atualizado às 14h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Nem Lula, nem Bolsonaro disseram que enfermeiros "só servem para pegar sopa"
Nem Lula, nem Bolsonaro disseram que enfermeiros "só servem para pegar sopa"
Foto: EPA / BBC News Brasil

São falsas as publicações (veja aqui) que atribuem a frase "enfermeiros só servem para servir sopa" aos candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O Aos Fatos não encontrou qualquer declaração semelhante por parte dos dois postulantes ao Planalto em registros na imprensa, no banco de discursos ou no contador de declarações do presidente. A assessoria de Lula também negou a alegação.

As peças de desinformação circulam principalmente no Twitter, onde acumulam mais de 10 mil compartilhamentos, e também aparecem no WhatsApp, onde não é possível estimar seu alcance (fale com a Fátima).

Selo falso

Lula sobre decisão do Barroso: 'Enfermeiros só servem para servir sopa, precisamos de mais médicos'.
Tweet engana ao atribuir declaração sobre enfermeiros a Lula
Tweet engana ao atribuir declaração sobre enfermeiros a Lula
Foto: Aos Fatos

Não há registro de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha dito que enfermeiros "só servem para servir sopa", como afirmam publicações nas redes sociais. O Aos Fatos não encontrou na imprensa, nas redes oficiais do candidato ou nos seus discursos recentes essa afirmação, que também foi negada pela assessoria dele.

A alegação falsa passou a circular após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso suspender a lei que estabelece o piso salarial da enfermagem, no último domingo, 4. O primeiro comentário do petista sobre a decisão foi publicado na manhã desta segunda-feira, 5, no Twitter. Lula diz que sempre defendeu que os profissionais da enfermagem tivessem um piso salarial e afirmou que Bolsonaro "vira as costas" ao setor.

A decisão de Barroso atende a um pedido da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços), que acredita que a nova legislação não é executável e pode gerar demissões no setor.

Selo falso

Bolsonaro sobre decisão de Barroso: finalmente esse comunista acertou uma, enfermeiros só servem para servir sopa, se aumentar o salário vai quebrar as empresas de plano de saúde e os hospitais.
Post atribui a Bolsonaro declaração falsa sobre enfermeiros só servirem ‘pra servir sopa’
Post atribui a Bolsonaro declaração falsa sobre enfermeiros só servirem ‘pra servir sopa’
Foto: Aos Fatos

Também é falsa a versão que afirma que a frase "enfermeiros só servem para servir sopa" foi dita pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Em busca por frases semelhantes na imprensa, nas redes sociais do presidente, em discursos recentes e no contador de declarações, o Aos Fatos não identificou a afirmação citada nas postagens.

A lei do piso salarial da enfermagem foi sancionada pelo presidente no dia 4 de agosto. Ele, no entanto, vetou o trecho que previa o reajuste anual da categoria com base na inflação. Até o final da manhã desta segunda-feira, 5, Bolsonaro ainda não havia se pronunciado sobre a decisão de Barroso.

Essa versão da peça de desinformação foi disseminada pelo deputado federal e candidato à reeleição André Janones (Avante-MG) no Twitter após a repercussão da postagem que atribui a declaração ao ex-presidente Lula. Horas depois, Janones deletou a publicação. O gabinete do deputado foi contatado pelo Aos Fatos no começo da tarde desta segunda-feira (5), mas não respondeu.

Referências:

1. Aos Fatos (1 e 2)

2. JOTA

3. Planalto

4. Twitter (@LulaOficial)

5. G1

6. Senado

Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade