PUBLICIDADE

Mundo

Votação antecipada em massa aumenta esperança de Biden no Texas

28 out 2020 - 12h24
Compartilhar
Exibir comentários

A menos de uma semana da eleição presidencial dos Estados Unidos, Joe Biden está tentadoramente próximo de um prêmio que escapou a gerações de candidatos presidenciais democratas: o Texas.

Joe Biden durante comício de campanha no Estado norte-americano da Georgia
27/10/2020 REUTERS/Brian Snyder
Joe Biden durante comício de campanha no Estado norte-americano da Georgia 27/10/2020 REUTERS/Brian Snyder
Foto: Reuters

Pesquisas de opinião pública mostram Biden e o presidente republicano Donald Trump efetivamente empatados no Estado, e também levam a crer que o ex-vice-presidente lidera entre aqueles que estão ajudando a computar um total surpreendente de votos antecipados.

Até terça-feira, quase 8 milhões de texanos já haviam votado, algo próximo de 90% de toda a votação de 2016 --e um percentual mais alto do que o de qualquer Estado do país, de acordo com o Projeto Eleições da Universidade da Flórida.

Trump parece ter a vantagem entre os eleitores que planejam depositar suas cédulas no dia 3 de novembro, segundo sondagens, que também mostram que sua situação melhora entre os hispânicos do Texas, um contingente enorme, o que espelha os avanços modestos que ele obteve com esta parcela demográfica em toda a nação desde 2016.

Os texanos não se registram por partido, o que torna difícil dizer com certeza quem está liderando a votação antecipada.

Uma vitória de Biden no Texas, onde um democrata não vence na eleição para presidente desde 1976, acabaria com qualquer chance de reeleição para Trump.

Mas a campanha de Biden toma o cuidado de não perder o foco nos Estados cruciais. Quatro anos atrás, Hillary Clinton foi criticada pelo erro de cálculo de gastar tempo em Estados republicanos no final da campanha e perder Estados que pareciam firmemente democratas para Trump.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade