PUBLICIDADE

Mundo

Vídeo mostra chuva de balas russas em porto ucraniano; veja

O ataque de forças da Rússia ocorreu na siderúrgica Azovstal, na cidade portuária ucraniana de Mariupol

17 mai 2022 - 11h18
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Vídeo mostra 'chuva' de munições em siderúrgica na Ucrânia:

Um vídeo gravado pelas forças russas divulgado nesta segunda-feira (16) mostra um ataque em massa na siderúrgica Azovstal, no porto ucraniano de Mariupol.

A imagens mostram munições brancas e brilhantes caindo em cascata na siderúrgica, no que um especialista militar britânico disse que parecia um ataque com fósforo ou armas incendiárias.

Os militares ucranianos disseram nesta terça-feira (17) que pretendem retirar os soldados restantes de seu último reduto em Mariupol, enquanto combatentes que resistiram por 82 dias começaram a se render, anunciando o fim da batalha mais sangrenta na Europa em décadas.

A Reuters não conseguiu identificar imediatamente o tipo de munição usada no complexo Azovstal ou quando o vídeo foi feito. Foi postado no domingo no aplicativo de mensagens Telegram por Alexander Khodakovsky, comandante da autoproclamada república pró-russa de Donetsk.

"Se você não sabe o que é e para que propósito - você pode dizer que é até bonito", disse Khodakovsky em uma mensagem ao lado do vídeo. Khodakovsky não pôde ser contatado imediatamente para comentar.

Vídeo mostra chuva de balas russas em porto ucraniano; veja
Vídeo mostra chuva de balas russas em porto ucraniano; veja
Foto:

Não ficou imediatamente claro quais forças dispararam as munições ou de onde.

MEDICAMENTOS OU EQUIPAMENTOS CIRÚRGICOS INSUFICIENTES

Denys Shlega, comandante da Guarda Nacional da Ucrânia, descreveu as condições sob a usina como terríveis.

"Não há remédios ou equipamentos cirúrgicos suficientes", disse Shlega à televisão ucraniana. "No momento, temos cerca de 600 pessoas feridas. Cerca de 40 em estado muito grave."

Shlega disse que as forças russas penetraram em partes da usina siderúrgica "mas isso ainda não é significativo e estamos aguentando... aguentando nossas últimas forças".

As forças russas atacaram Mariupol por quase dois meses.

A Rússia não comentou quais armas específicas usou para atacar a usina. O Ministério da Defesa russo não respondeu a um pedido por escrito de comentários sobre o vídeo.

As forças armadas da Ucrânia se recusaram a fazer um comentário oficial imediato. A promotoria disse que abriu uma investigação sobre o possível uso de armas incendiárias.

Munições de fósforo branco podem ser usadas em campos de batalha para fazer cortinas de fumaça, gerar iluminação, marcar alvos ou queimar bunkers e edifícios. O fósforo branco não é proibido como arma química sob convenções internacionais.

Grupos de direitos humanos pediram a proibição do uso de munições de fósforo por causa das graves queimaduras que causam. Os Estados Unidos usaram munições de fósforo na guerra do Vietnã e na guerra do Iraque de 2003-2011. A Rússia os usou nas guerras da Chechênia.

Petro Andryushchenko, assessor do prefeito de Mariupol, disse que a Rússia usou bombas incendiárias ou de fósforo em Azovstal. Andryushchenko estava falando do território controlado pela Ucrânia. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente seus comentários.

Hamish Stephen de Bretton-Gordon, ex-comandante do Regimento Químico, Biológico, Radiológico e Nuclear da Grã-Bretanha, disse que se parecia muito com o fósforo no vídeo, mas apenas uma amostra poderia dar uma confirmação absoluta.

"Ele se parece muito com foguetes de fósforo branco ou projéteis de artilharia que estão explodindo logo acima do solo."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade