Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Vaticano rejeita proposta da Igreja alemã para permitir homilias de leigos

Decisão é tomada em meio às recorrentes divergências com bispos do país

23 jun 2026 - 14h17
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O Vaticano rejeitou nesta terça-feira (23) um pedido da Conferência Episcopal Alemã para permitir que fiéis leigos realizem a homilia durante as celebrações da missa.

Pedido dos bispos alemães foi apresentado em março passado
Pedido dos bispos alemães foi apresentado em março passado
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi comunicada pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que reafirmou que a pregação na Eucaristia está ligada de forma inseparável ao ministério ordenado.

Segundo o organismo da Santa Sé, a reserva da homilia a bispos, presbíteros e diáconos não se trata apenas de uma norma disciplinar da Igreja, mas de uma exigência que "decorre da própria natureza da liturgia católica".

O dicastério acrescentou, em nota, que os leigos dispõem de outras formas legítimas de anunciar e proclamar a Palavra de Deus fora da homilia e da celebração eucarística.

O pedido dos bispos alemães havia sido apresentado em março.

A proposta solicitava uma autorização para membros leigos, devidamente designados, proferir a homilia durante a missa em substituição ao sacerdote ou diácono. Após análise, o Vaticano concluiu que tal autorização não pode ser concedida.

De acordo com o documento, a homilia integra a Liturgia da Palavra, está diretamente vinculada à proclamação do Evangelho e constitui um exercício do munus docendi ? o ofício de ensinar confiado aos ministros ordenados.

Por esse motivo, a pregação litúrgica não pode ser separada da missão sacramental nem da unidade entre Palavra e Sacramento que caracteriza a celebração eucarística.

O dicastério também ressaltou a importância da formação permanente do clero, a fim de garantir que a homilia cumpra plenamente sua função pastoral e espiritual.

Ao mesmo tempo, recordou que a legislação da Igreja prevê diversas modalidades de evangelização e anúncio da Palavra de Deus que podem ser exercidas por leigos, desde que ocorram fora da homilia e da celebração da missa.

A manifestação do Vaticano ocorre em meio às recorrentes divergências entre a Santa Sé e setores da Igreja Católica na Alemanha, principalmente em relação às bênçãos litúrgicas para casais do mesmo sexo, à ampliação do acesso de cristãos protestantes à comunhão, à revisão de aspectos da doutrina moral sobre a sexualidade e à ordenação de mulheres, entre outros temas. 

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra