Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Vaticano avança em projeto para produzir própria energia em Roma

Iniciativa foi encomendada pelo falecido papa Francisco

23 jun 2026 - 13h12
(atualizado às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O Vaticano deu início a um ambicioso projeto para alcançar autossuficiência energética por meio da construção de um sistema agrivoltaico em uma área extraterritorial próxima a Roma.

Papa durante visita a Santa Maria di Galeria
Papa durante visita a Santa Maria di Galeria
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A iniciativa, que combina produção agrícola e geração de energia solar, com painéis fotovoltaicos instalados em estruturas elevadas que permitem o cultivo do solo abaixo, foi anunciada pela imprensa italiana nesta terça-feira (23).

Segundo o site "Il Post", a construção de um complexo está prevista para ocorrer em Santa Maria di Galeria, uma zona aproximadamente 10 vezes maior que o território do próprio Vaticano.

A área abriga atualmente a infraestrutura da Rádio Vaticano e possui status extraterritorial, o que lhe garante regime jurídico especial dentro do território italiano.

A expectativa é de que o sistema de painéis fotovoltaicos seja capaz de fornecer energia tanto para a estação de rádio quanto para todo o território do Vaticano.

O objetivo é transformar o Estado da Igreja Católica em um modelo de sustentabilidade energética, reduzindo a dependência da rede elétrica italiana.

O projeto foi encomendado pelo falecido papa Francisco, que, segundo a proposta original, solicitou sua conclusão por meio da carta apostólica "Irmão Sol".

O primeiro passo foi dado em julho de 2025, com a assinatura de um acordo entre o Vaticano e o Estado italiano para coordenar a construção da usina e a integração com a rede elétrica nacional.

Na sequência, no início de junho de 2026, o papa Leão XIV criou a fundação "Fratello Sole", responsável por supervisionar a implementação do projeto. Poucos dias depois, em 10 de junho, foi firmado um acordo entre órgãos do Vaticano e a empresa italiana Acea, que deverá apoiar a construção e a gestão da infraestrutura energética. 

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra