PUBLICIDADE

Mundo

União Europeia condena tentativa da Opep de barrar acordo sobre combustíveis fósseis na COP28

9 dez 2023 - 13h29
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe do clima da União Europeia criticou fortemente neste sábado a tentativa da OPEP de inviabilizar um acordo na COP28 sobre a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, chamando a medida do grupo dos países produtores de petróleo de "inútil" e "descontrolada".

Quase 200 países estão reunidos em Dubai para a COP28, conferência climática ONU, debatendo se concordam, pela primeira vez, em acabar com o uso mundial de combustíveis fósseis, a principal causa das alterações climáticas.

Em uma intervenção incomum, nesta semana, o secretário-geral da OPEP, Haitham Al Ghais, incitou os países do grupo OPEP+ a rejeitarem qualquer acordo da COP28 que vise os combustíveis fósseis, em uma carta à qual a Reuters teve acesso.

"Por muitas pessoas, inclusive por mim, esse posicionamento foi visto como descontrolado, inútil, fora de sintonia com a posição mundial sobre a situação dramática do nosso clima", disse o comissário climático da UE, Wopke Hoekstra, sobre a carta da OPEP.

Pelo menos 80 países - incluindo os 27 membros da União Europeia, os Estados Unidos e as nações insulares vulneráveis ao clima - exigem um acordo na COP28 para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, enquanto os cientistas apelam para medidas ambiciosas para evitar os piores impactos das alterações climáticas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade