PUBLICIDADE

Mundo

UE pede explicações a AstraZeneca sobre corte em suprimento de vacina contra Covid-19

25 jan 2021 - 09h57
(atualizado às 10h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia se reunirá com executivos da AstraZeneca AZN.L nesta segunda-feira para pedir mais esclarecimentos sobre o anúncio repentino de um grande corte no suprimento de vacina contra Covid-19 ao bloco no primeiro trimestre do ano, disseram autoridades da UE.

Vacina da AstraZeneca 
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Vacina da AstraZeneca REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Foto: Reuters

A AstraZeneca, que desenvolveu sua vacina com a Universidade de Oxford, disse à UE na sexta-feira que não conseguirá cumprir as metas de suprimento combinadas até o final de março, e uma autoridade do bloco disse à Reuters que isto significa uma redução de 60% das 31 milhões de doses.

"Esperamos que a empresa encontre soluções e explore todas as flexibilizações possíveis para entregar rapidamente as vacinas", disse um porta-voz da Comissão Europeia, acrescentando que a chefe do Executivo da UE, Ursula von der Leyen, conversou mais cedo nesta segunda-feira com o chefe da AstraZeneca, Pascal Soriot, para lembrá-lo dos compromissos da empresa.

A farmacêutica anglo-sueca recebeu um adiantamento equivalente a 409 milhões de dólares da UE, disse um terceiro funcionário do bloco à Reuters, quando o grupo de 27 nações selou um acordo de suprimento com a AstraZeneca em agosto para receber ao menos 300 milhões de doses - o primeiro assinado pela UE para garantir vacinas contra Covid-19.

"Os volumes iniciais serão mais baixos do que se imaginou originalmente devido à produção reduzida em uma instalação de fabricação de nossa cadeia de suprimento europeia", explicou a AstraZeneca na sexta-feira. A instalação em questão é uma fábrica de vacina belga a cargo da Novasep, uma parceira da farmacêutica.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade