PUBLICIDADE

Mundo

UE deve implementar horário de verão durante ano todo, diz Juncker

31 ago 2018 - 08h03
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse nesta sexta-feira que o bloco deve encerrar a prática de alternar entre o horário de verão e o horário de inverno, após pesquisa indicar que a maior parte dos cidadãos da União Europeia se opõe à prática.

Escultura de relógios do lado de fora de estação de trem em Paris 27/03/2009  REUTERS/Charles Platiau
Escultura de relógios do lado de fora de estação de trem em Paris 27/03/2009 REUTERS/Charles Platiau
Foto: Reuters

Mais de 80 por cento dos cidadãos do bloco querem acabar com a troca de horários e preferem manter o horário de verão durante o ano inteiro, disse Juncker à televisão alemã, acrescentando que irá debater o plano com comissários da União Europeia.

"Vamos decidir isso hoje", disse Juncker. "Milhões... acreditam que o horário de verão deveria ser o tempo todo".

Qualquer mudança ainda precisaria ser aprovada pelos governos nacionais e pelo Parlamento Europeu antes de se tornar lei.

A lei da União Europeia exige que cidadãos de todos os 28 Estados-membros adiantem seus relógios em 1 hora no último domingo de março e voltem para o horário de inverno no último domingo de outubro.

Entretanto, a Finlândia pediu neste ano que o bloco encerre a prática, que críticos dizem poder causar problemas de saúde a longo prazo, especialmente entre crianças e idosos.

Pesquisa indicou que a mudança de horário atrapalha rotinas de sono e pode impactar na produtividade no trabalho.

Fora da União Europeia, diversos países europeus já pararam de alternar entre o horário de verão e de inverno, incluindo Rússia, Turquia, Belarus e Islândia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade