PUBLICIDADE

Mundo

Trump se reúne com candidatos a Suprema Corte, dois estão no foco

2 jul 2018 - 17h22
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que se reuniu com quatro potenciais juízes da Suprema Corte dos EUA na manhã desta segunda-feira, e uma pessoa familiarizada com o processo de escolha disse que Trump estava mais concentrado em dois nomes, embora outros ainda estejam na disputa.

Trump durante reunião na Casa Branca 
 2/7/2018    REUTERS/Leah Millis
Trump durante reunião na Casa Branca 2/7/2018 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

Trump disse a jornalistas na Casa Branca que se reunirá com mais dois ou três candidatos e decidirá um escolhido nos próximos dias. Ele precisa escolher um substituto para Anthony Kennedy, que está se aposentando da Suprema Corte.

Com uma segunda escolha para a Suprema Corte em menos de 18 meses de mandato, Trump deve consolidar o controle conservador sobre o tribunal e animar simpatizantes que querem uma virada à direita em assuntos sociais que dividem o país, como aborto e direitos dos homossexuais.

O indicado de Trump deve ser aprovado pelo Senado, pois os republicanos controlam a Casa, mas somente por uma margem estreita, o que faz com que a visão de moderados, incluindo democratas, seja importante.

Os juízes de cortes de apelações Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett ganharam maior interesse de Trump e de sua equipe, desde que Kennedy anunciou sua aposentadoria na semana passada, disse a pessoa familiarizada com o processo.

"Há um grande interesse nesses dois, mas há pelo menos mais dois outros que também estão seriamente na disputa", disse essa fonte.

Kavanaugh é juiz na Corte de Apelações federal do Distrito de Columbia. Barrett foi nomeada por Trump para a Corte de Apelações do 7º Circuito, baseada em Chicago.

Os outros principais concorrentes são Thomas Hardiman, que atua na Corte de Apelações do 3º Distrito, sediada na Filadélfia; Raymond Kethledge, da Corte de Apelações do 6º Circuito sediada em Cincinnati; e Amul Thapar, que Trump nomeou para o 6º Circuito.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade