PUBLICIDADE

Mundo

Trump apresenta mensagem forte sobre comércio para Ásia

10 nov 2017 - 10h09
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou uma mensagem forte sobre o comércio em uma reunião com países da região Ásia-Pacífico no Vietnã nesta sexta-feira, dizendo que o seu país já não pode mais tolerar abusos comerciais crônicos e que vai insistir em políticas justas e igualitárias.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,  durante pronunciamento em cúpula da Cooperação Econômica da região Ásia-Pacífico em Danang, no Vietnã 10/11/2017 REUTERS/Nyein Chan Naing
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante pronunciamento em cúpula da Cooperação Econômica da região Ásia-Pacífico em Danang, no Vietnã 10/11/2017 REUTERS/Nyein Chan Naing
Foto: Reuters

Trump disse que os EUA estavam prontos para fazer um acordo bilateral com qualquer país da região Ásia-Pacífico, mas apenas com base em "respeito e benefício mútuos".

"Quando os EUA entrarem em um relacionamento comercial

com outros países ou outros povos, vamos esperar de agora em diante que nossos parceiros sigam fielmente as regras", disse ele em Danang.

"Esperamos que os mercados estejam abertos em igual nível

de ambos os lados e que o investimento privado, e não os planejadores do governo, direcione o investimento", disse ele em um discurso antes da cúpula dos líderes para a Cooperação Econômica da região Ásia-Pacífico.

Trump chegou ao Vietnã depois de visitar a China, em sua quarta etapa de uma viagem de 12 dias pela Ásia. Corrigir a balança comercial entre a Ásia e os Estados Unidos está no centro das políticas de Trump que ele diz que vão proteger os trabalhadores dos EUA.

A diferença entre as abordagens de Trump e da China ficou

mais evidente por comentários do presidente chinês, Xi Jinping, que disse que a globalização é uma tendência irreversível e expressou apoio por acordos comerciais multilaterais.

Embora a China tenha, de longe, o maior superávit comercial com os EUA, o Vietnã também está na lista dos países com superávit que a administração de Trump procura reduzir.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade