PUBLICIDADE

Mundo

Tóquio aguarda tempestade que deve afetar programação olímpica e mudar clima

25 jul 2021 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Tóquio, que recebe a Olimpíada, está se preparando para enfrentar uma tempestade que já começa a atrapalhar a programação das competições nesta semana, embora os surfistas estejam esperando que a mudança de tempo seja favorável.

Pessoas observam panorama de Tóquio de observatório Shibuya
21/07/2021
REUTERS/Kai Pfaffenbach
Pessoas observam panorama de Tóquio de observatório Shibuya 21/07/2021 REUTERS/Kai Pfaffenbach
Foto: Reuters

Os padrões climáticos do verão quente, úmido e instável do Japão têm sido uma preocupação persistente desde antes dos Jogos, que já estão sendo realizados sob estado de emergência da Covid-19 um ano depois de a pandemia ter adiado o grande evento do calendário esportivo.

Até agora, a tempestade tropical Nepartak não parece trazer ameaça de devastação para a capital do país. Na verdade, prevê-se que ela irá enfraquecer no momento em que alcançar Tóquio por volta de terça-feira.

Mas chuva e vento devem chegar após o calor intenso, que já causou o colapso de um arqueiro olímpico e fez os skatistas reclamarem de condições insuportáveis às 9h da manhã.

O calor sufocante de Tóquio em julho, quando altas temperaturas em torno de 35 graus Cº combinam com umidade semelhante à de uma sauna, levou os organizadores a moverem a maratona para o norte, em Hokkaido.

A tempestade que se dirige para a costa leste do Japão pode aumentar os níveis de esgoto na baía de Tóquio nos esportes aquáticos -- caso as fortes chuvas sobrecarreguem o sistema de drenagem centenário da cidade Tóquio. Níveis perigosos da bactéria E.coli forçaram o cancelamento, há dois anos, de um triatlo paralímpico nas águas da baía.

A programação do remo na próxima terça-feira foi suspensa, com regatas remarcadas para o final da semana. Os eventos de remo da segunda-feira já haviam sido transferidos para o domingo, se antecipando à chegada da tempestade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade