PUBLICIDADE

Mundo

Stellantis anuncia investimento em cobre na Argentina

Ao todo, projeto será de US$ 155 milhões

27 fev 2023 - 19h06
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Stellantis anunciou nesta segunda-feira (27) um investimento estratégico em cobre de US$ 155 milhões na Argentina, com a compra de 14,2% da participação acionária na McEwen Copper, subsidiária da mineradora canadense McEwen Mining, que possui os projetos Los Azules, no país vizinho, e Elder Creek em Nevada, nos Estados Unidos.

Medida da Stellantis busca atingir compromisso de ser carbono neutra até 2038
Medida da Stellantis busca atingir compromisso de ser carbono neutra até 2038
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Com a compra, a Stellantis torna-se o segundo maior acionista da marca e, o projeto na Argentina, planeja produzir 100 mil toneladas anuais de cobre cátodo com 99,9% de pureza a partir de 2027 - com reservas que podem assegurar a operação por pelo menos 33 anos.

"A Stellantis pretende liderar a indústria com o compromisso de ser carbono neutra até 2038 - uma meta que exige inovação e redefinição completa de todo o negócio. Estamos dando passos importantes na Argentina e no Brasil, com o objetivo de descarbonizar a mobilidade e de assegurar suprimentos estratégicos de matérias-primas necessárias ao sucesso dos planos globais de eletrificação da Companhia", destaca o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

Já o chief executive da McEwen Copper, Rob McEwen, ressaltou que as duas empresas "são parceiras ideais para um grande projeto como Los Azules".

"Juntos, compartilhamos a visão de construir uma mina para o futuro com base em princípios regenerativos e tecnologias inovadoras, que podem atingir emissões líquidas zero de carbono até 2038. Temos o compromisso de à Argentina e ao mundo entregar cobre de modo sustentável, um produto que contribua para a eletrificação do transporte e a proteção de nossa atmosfera", acrescentou.

Ainda conforme o comunicado da Stellantis, o cobre é uma "matéria-prima estratégica para o futuro da mobilidade elétrica" e, ao fazer esse investimento, a marca poderá suprir parte da demanda do material a partir de 2027.

"O anúncio reforça a participação da América do Sul na implementação do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, comprometido com a liberdade de mobilidade", destaca ainda a nota, sendo que o plano "prevê atingir 100% de participação de veículos elétricos (BEV) no mix de vendas de carros de passeio na Europa e de 50% no mix de vendas de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030".

No Brasil, a participação dos veículos de baixas emissões (LEV) será de aproximadamente 20% até o fim desta década.

    .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade