PUBLICIDADE

Mundo

Sobe para 281 número de mortos em tsunami na Indonésia

Tsunami causado pelo vulcão Anak Krakatoa deixou 1.016 feridos

24 dez 2018 - 08h56
(atualizado às 09h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A Indonésia informou nesta segunda-feira (24) que subiu para 281 o número de mortos no tsunami causado pelas atividades do vulcão Anak Krakatoa.

Os feridos são 1.016 e ainda há cerca de 57 desaparecidos.

De acordo com as equipes de resgate, foram destruídas mais de 600 casas e nove hotéis. Ao todo, há 12 mil pessoas desabrigadas. Como o vulcão continua dando sinais de erupção, as autoridades temem que novas ondas gigantes apareçam.

Corpos de vítimas do Tsunami são recolhidos na Indonésia
Corpos de vítimas do Tsunami são recolhidos na Indonésia
Foto: Antara Foto/Asep Fathulrahman / via Reuters

O problema é que a Indonésia não conta com um sistema de alarme para tsunamis provocados por vulcão, somente para os de terremoto, o que dificulta a prevenção de tragédias como a ocorrida na noite de sábado (22). O porta-voz para a agência de gestão de desastres na Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, disse também que o alarme de terremoto instalado em algumas das áreas afetadas pelo tsunami "não funciona desde 2012", por falta de recursos, problemas técnicos e vandalismos.

A situação expõe os riscos da Indonésia, um dos países localizados no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das regiões do planeta Terra onde há grande incidência de terremotos, vulcões e tsunamis.

Veja também

KUPFER: Desemprego resistente:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade