PUBLICIDADE

Mundo

Secretário de Estado dos EUA visita Roraima nesta sexta-feira

Pompeo se reunirá com Araújo para debater crise na Venezuela

18 set 2020 - 11h49
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, desembarca em Boa Vista, capital de Roraima, na tarde desta sexta-feira (18) para discutir a crise na Venezuela com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.

Mike Pompeo fará visita ao Brasil e a outros três países da América do Sul
Mike Pompeo fará visita ao Brasil e a outros três países da América do Sul
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo agenda divulgada pelo Itamaraty, a visita deve durar pouco mais de três horas e inclui, além de uma reunião de Estado entre os dois representantes, uma visita ao Posto de Identificação e Triagem da Operação Acolhida e à Instalação WASH da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata - ambas em Boa Vista.

Esta última é uma instalação com estrutura sanitária - banheiros, chuveiros e lavatórios -, pontos de água potável e para lavar roupas criada pela ONG católica Caritas e que recebe financiamento da Agência para o Desenvolvimento Internacional e do Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros dos Estados Unidos (USAID/OFDA). A estrutura atende tanto migrantes venezuelanos como famílias pobres da capital.

Em nota oficial, o Departamento de Estado informou que a visita de Pompeo vai "enfatizar a importância dos EUA e o apoio brasileiro ao povo venezuelano em seus momentos de necessidade, visitando migrantes venezuelanos que fugiram do desastre causado por um homem na Venezuela". A fala dirige-se ao presidente do país vizinho, Nicolás Maduro.

A visita também ocorre um dia depois de Araújo voltar a dizer que o governo brasileiro "não reconhece a legitimidade" do governo Maduro e defende "eleições livres e justas" na Venezuela.

A viagem de Pompeo à América do Sul inclui etapas em Paramaribo, capital do Suriname, a Georgetown, na Guiana, e a Bogotá, na Colômbia. Ela ocorre em um momento que o secretário de Estado tenta reforçar a presença do governo de Donald Trump regionalmente em vista das eleições presidenciais de novembro. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade