PUBLICIDADE

Mundo

Sanções contra Irã e Hezbollah estão funcionando, diz Pompeo

22 mar 2019 - 18h18
Compartilhar
Exibir comentários

As sanções dos Estados Unidos contra o Irã e seu aliado libanês Hezbollah estão funcionando, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, nesta sexta-feira durante uma visita a Beirute, pedindo que o Líbano enfrente o grupo xiita que acusou de "criminalidade, terror e ameaças".

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, cumprimenta presidente do Líbano, Michel Aoun, no palácio presidencial em Baabda
22/03/2019 REUTERS/Jim Young/Pool
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, cumprimenta presidente do Líbano, Michel Aoun, no palácio presidencial em Baabda 22/03/2019 REUTERS/Jim Young/Pool
Foto: Reuters

Políticos libaneses que se encontraram com Pompeo, incluindo o presidente, Michel Aoun, o presidente do Parlamento, Nabih Berri, e o ministro das Relações Exteriores, Gebran Bassil - todos aliados políticos do Hezbollah -, disseram ter lhe dito que o grupo é um elemento essencial da política nacional.

"De nossa parte, confirmamos que, no que nos toca, o Hezbollah é um partido libanês - não terrorista - com parlamentares eleitos pelo povo libanês e com muito apoio popular", disse Bassil ao lado de Pompeo após a reunião.

Pompeo, que faz uma turnê pelo Oriente Médio para angariar apoio ao endurecimento de Washington com o Irã, citou um discurso feito pelo líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, no qual pede financiamento aos apoiadores do grupo como prova de que a pressão norte-americana está funcionando.

Pompeo disse que o Irã dá ao Hezbollah até 700 milhões de dólares por ano.

Fortemente armado, o Hezbollah tem uma grande milícia que participa da guerra civil da Síria lutando ao lado do governo do presidente Bashar al-Assad, mas também elegeu parlamentares e ocupa cargos no governo de união nacional do Líbano.

A influência do grupo nas instituições estatais da nação aumentou no último ano. Juntamente com aliados que veem seu arsenal como uma vantagem para o Líbano, ele conquistou mais de 70 das 128 cadeiras do Parlamento em uma eleição no ano passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade