PUBLICIDADE

Mundo

Salvini rebate 'herói' que quer dar cidadania a colegas

Ramy Shehata, 13 anos, evitou massacre de estudantes na Itália

23 mar 2019 - 14h20
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini, ironizou neste sábado (23) o desejo do adolescente Ramy Shehata, "herói" do sequestro de um ônibus escolar na última quarta-feira (20), de oferecer cidadania italiana a seus colegas.

Ramy Shehata, 13 anos, nasceu na Itália, mas não tem cidadania
Ramy Shehata, 13 anos, nasceu na Itália, mas não tem cidadania
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Ramy, filho de imigrantes egípcios, conseguiu esconder seu celular do sequestrador Ousseynou Sy e avisar a polícia, evitando que o rapto terminasse em um massacre de proporções inéditas no país.

Apesar de ter nascido na Itália, o jovem só poderá ter cidadania ao completar 18 anos, embora o governo esteja estudando torná-lo italiano para homenagear seu ato de heroísmo. Em entrevista à imprensa local, Ramy também disse que gostaria de dar a cidadania italiana a outros filhos de imigrantes que estudam com ele.

"Essa é uma escolha que ele poderá fazer quando for eleito parlamentar. Por enquanto, a lei de cidadania está ótima assim", afirmou Salvini, ao ser questionado sobre o desejo de Ramy. Sobre a concessão da cidadania ao jovem, o ministro disse que o governo está "fazendo todas as verificações do caso".

"Antes de escolhas tão importantes, é preciso averiguar tudo e todos", acrescentou. Salvini, secretário da ultranacionalista Liga, é o responsável pelo endurecimento das políticas migratórias na Itália e fechou os portos do país para migrantes resgatados no mar.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade