PUBLICIDADE

Mundo

Roma aumenta restrições e controle por conta do coronavírus

Prefeita anunciou série de medidas válidas a partir de sábado

20 mar 2020 - 14h07
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura e o Comando Geral da Polícia de Roma anunciaram nesta sexta-feira (20) um aumento nas restrições e no controle dos cidadãos para evitar a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2). As regras entram em vigor neste sábado (21).

Roma vai reforçar as medidas de segurança a partir desse fim de semana
Roma vai reforçar as medidas de segurança a partir desse fim de semana
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Entre as medidas que foram endurecidas, está um controle "mais firme" às pessoas que estão a pé nas ruas da cidade e, especialmente, nos parques e praças. "Existe uma proibição de entrada nos parques e as atividades motoras devem ser desenvolvidas respeitando o distanciamento interpessoal e evitando a aglomeração de pessoas", diz a nota divulgada.

Uma atenção especial das autoridades será dada nas áreas dos parques da Caffarella e da Appia Antica. Até mesmo a prefeita de Roma, Virginia Raggi, chegou a ir no primeiro para pedir que as pessoas não praticassem esportes em grupo. Os policiais informaram que continuarão fazendo rondas com megafones, alertando os moradores.

"Não saiam das suas casas se não for por motivos válidos como ir ao trabalho, fazer compras ou ajudar um familiar doente. Os transgressores serão denunciados. Respeitem as regras", diz a mensagem gravada.

Segundo o Comando Geral, também a partir deste sábado, serão reforçadas as ações de monitoramento para evitar qualquer tipo de aglomeração causada pelo fim de semana nos pontos turísticos da cidade eterna. Em particular, será aumentado o número de bloqueios e blitz para carros.

"Não vamos ser cúmplices de um fim de semana em que alguns romanos façam a clássica escapada para os pontos turísticos ou para o mar. Ficar em casa significa ficar em casa. Nas estradas principais, faremos um controle reforçado", disse Raggi ao "La 7" nesta sexta.

A prefeita destacou que fez uma inspeção nos parques da cidade nesta manhã e encontrou "pessoas correndo, passeando com o cachorro, mas também pessoas que voltavam das compras com apenas um pacote de café". "Quem faz compras, tem que fazer compras para a semana, não usar isso como pretexto para sair de casa comprando uma coisa por dia. Caixas e assistentes de lojas estão expostos", reclamou Raggi, destacando que quem descumpre as restrições faz com que "todos paguem" pelo problema.

Através da sua conta no Twitter, Raggi continuou a pressionar os romanos a respeitarem as regras, destacando que desde o dia 8 de março, quando a cidade entrou em isolamento, já foram feitos cerca de 145 mil controles e checagens pela Polícia Local de Roma, com 130 denúncias por violação.

A prefeita ainda destacou que, na próxima semana, fará uma reunião virtual para definir com o governo da Itália se mais militares que atuam na operação Estrada Segura serão enviados para a capital italiana. Ainda nesta sexta, a cidade de Milão anunciou que 114 membros do Exército irão reforçar os controles de contenção da epidemia na cidade.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade