Rei Charles encontra multidões australianas animadas e diz que é "grande alegria" retornar
Centenas de simpatizantes cumprimentaram o rei Charles e a rainha consorte Camilla do Reino Unido em Sydney, neste domingo, enquanto o casal real comparecia à igreja, com o rei afirmando que era uma "grande alegria" retornar à Austrália em sua primeira visita ao país como soberano.
A 16ª visita oficial de Charles à Austrália, onde ele frequentou a escola por seis meses quando adolescente em 1966, também é sua primeira grande viagem ao exterior desde que foi diagnosticado com câncer.
"Que grande alegria é vir à Austrália pela primeira vez como soberano e renovar o amor por este país e seu povo que eu acalento há tanto tempo", disse ele em um discurso no Parlamento de Nova Gales do Sul.
A parlamentar estadual de Nova Gales do Sul Kellie Sloane, cujo eleitorado cobre algumas das praias mais famosas de Sydney, escreveu na plataforma de mídia social X, após conversar com o rei, que ele "manda lembranças para os 'incríveis' clubes de surfe em Bondi Beach".
O casal real foi recebido mais cedo na Igreja Anglicana de Saint Thomas pelo arcebispo de Sydney, Kanishka Raffel, e crianças da escola dominical, que agitavam bandeiras australianas.
Camilla recebeu um buquê de flores da esposa do ministro, Ellie Mantle, que perguntou se eles haviam se recuperado do "jet lag" após o longo voo para a Austrália na sexta-feira. "Mais ou menos", respondeu Camilla.
Dentro da igreja, Charles e Camilla assinaram duas bíblias, incluindo uma que pertenceu ao primeiro ministro da Austrália e capelão da Primeira Frota de navios que levou condenados do Reino Unido para a colônia penal da Austrália em 1788.
Do lado de fora, o casal real cumprimentou e conversou com uma grande multidão de fãs entusiasmados, alguns entoando "Deus Sakve o Rei".
Foi a primeira oportunidade do público de conhecer Charles e Camilla desde que eles chegaram à maior cidade da Austrália na sexta-feira à noite, e centenas de simpatizantes superaram um pequeno grupo de manifestantes.