PUBLICIDADE

Mundo

Recontagem de votos e explosão em Bagdá alimentam tensões no Iraque

7 jun 2018 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

O clérigo iraquiano Moqtada al-Sadr pediu nesta quinta-feira a seus seguidores que permaneçam calmos depois que uma explosão matou 18 pessoas em seu principal bastião em Bagdá poucas horas depois de o Parlamento pedir uma recontagem dos votos de uma eleição vencida por seu bloco.

Local de explosão em Bagdá 07/06/2018 REUTERS/Thaier Al-Sudani - RC1D68495B20
Local de explosão em Bagdá 07/06/2018 REUTERS/Thaier Al-Sudani - RC1D68495B20
Foto: Reuters

Sadr, um nacionalista que capitalizou o ressentimento crescente com o Irã, obteve uma vitória surpreendente na votação de 12 de maio prometendo combater a corrupção e melhorar os serviços. Ele disse em um comunicado que um comitê será criado para investigar a detonação e que os resultados serão apresentados dentro de três dias.

Ele pediu "paciência e autocontrole", segundo comunicado de seu escritório.

Ao menos 18 pessoas morreram e mais de 90 ficaram feridas em Cidade Sadr, um bairro de Bagdá, em um ataque que o Ministério do Interior disse ter sido causado pela detonação de um depósito de munições. Forças de segurança iniciaram sua própria investigação.

O primeiro-ministro Haider al-Abadi disse em um comunicado que armazenar munições em uma área residencial é um crime, e ordenou que o Ministério do Interior investigue o incidente e adote ações legais contra os culpados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade