PUBLICIDADE

Mundo

Putin e Merkel condenam Coreia do Norte por ignorar resoluções da ONU

11 set 2017 - 11h51
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, discutiram a situação da península coreana nesta segunda-feira e condenaram fortemente o regime de Pyongyang por ter ignorado resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante reunião em Sóchi, na Rússia 02/05/2017 REUTERS/Alexander Zemlianichenko
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante reunião em Sóchi, na Rússia 02/05/2017 REUTERS/Alexander Zemlianichenko
Foto: Reuters

"Foi enfatizado que tais passos contradizem os princípios da não proliferação global e criam uma séria ameaça à paz e segurança regional", disse o Kremlin em comunicado, após o telefonema entre os dois líderes.

"Foi confirmado que a solução para essa aguda crise é possível exclusivamente por meio de ferramentas políticas e diplomáticas, por meio da retomada das negociações de todas as partes envolvidas", disse o Kremlin, acrescentando que os líderes concordaram em continuar discutindo a crise através de seus ministros de Relações Exteriores.

Durante o telefonema, Merkel disse a Putin que apoia os esforços do Conselho de Segurança da ONU para adotar rapidamente sanções adicionais contra a Coreia do Norte para fazer com que Pyongyang mude de rumo, afirmou um porta-voz do governo alemão.

"Houve um acordo de que a disputa sobre o armamento nuclear da Coreia do Norte precisa ser resolvida pacificamente", disse Steffen Seibert, em comunicado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade