PUBLICIDADE

Mundo

Putin diz que Rússia não atacará Otan, mas caças F-16 serão abatidos na Ucrânia

28 mar 2024 - 07h42
(atualizado em 10/4/2024 às 18h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia não tem planos contra qualquer país da Otan e não atacará Polônia, Estados Bálticos ou República Tcheca, mas se o Ocidente fornecer caças F-16 para a Ucrânia, eles serão abatidos pelas forças russas, disse o presidente Vladimir Putin na noite de quarta-feira.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 desencadeou a mais profunda crise nas relações da Rússia com o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962.

Falando aos pilotos da Força Aérea russa, Putin disse que a aliança militar liderada pelos Estados Unidos se expandiu para o leste em direção à Rússia desde a queda da União Soviética em 1991, mas que Moscou não tinha planos de atacar um Estado da Otan.

"Não temos intenções agressivas em relação a esses países", disse Putin, de acordo com uma transcrição do Kremlin divulgada na quinta-feira.

"A ideia de que atacaremos algum outro país - a Polônia, os Estados Bálticos e os tchecos também estão com medo - é um completo absurdo. É apenas uma bobagem."

O Kremlin, que acusa os EUA de lutar contra a Rússia ao apoiar a Ucrânia com dinheiro, armas e inteligência, diz que as relações com Washington provavelmente nunca estiveram piores.

Questionado sobre os caças F-16 que o Ocidente prometeu enviar à Ucrânia, Putin afirmou que essas aeronaves não mudariam a situação na Ucrânia.

"Se eles fornecerem F-16s, e eles estão falando sobre isso e aparentemente estão treinando pilotos, isso não mudará a situação no campo de batalha", disse Putin.

"E nós destruiremos a aeronave assim como destruímos hoje tanques, veículos blindados e outros equipamentos, incluindo lançadores múltiplos de foguetes."

Putin disse que o F-16 também poderia carregar armas nucleares.

"É claro que, se forem usados em aeródromos de países terceiros, eles se tornarão alvos legítimos para nós, onde quer que estejam localizados", declarou Putin.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade