PUBLICIDADE

Mundo

Premiê britânico Johnson debate fronteira irlandesa em conversas em Belfast

31 jul 2019 - 18h35
Compartilhar
Exibir comentários

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conversou com aliados da Irlanda do Norte nesta quarta-feira na tentativa de resolver o impasse em torno da fronteira irlandesa, que derrotou todos os esforços até agora para garantir uma saída ordeira britânica da União Europeia.

Premiê britânico, Boris Johnson
31/07/2019
Kirsty Wigglesworth/Pool via REUTERS
Premiê britânico, Boris Johnson 31/07/2019 Kirsty Wigglesworth/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

A libra esterlina caiu 2% em relação ao dólar desde que Johnson tomou posse na semana passada e prometeu descartar o "backstop" proposto pela UE para poder manter sua única fronteira terrestre com o Reino Unido aberta.

    A moeda se estabilizou nesta quarta-feira, depois de quatro dias de perdas, auxiliada pela demanda de final do mês e pela sensação dos mercados de que, embora a chance de uma saída caótica do bloco sem um acordo tenha aumentado, ainda não é certa.

    Johnson partiu sem comentar as conversas com o Partido Unionista Democrático, sigla pró-Brexit cujos 10 parlamentares escoram seu governo. Mas a líder do partido disse acreditar que se pode chegar a um meio-termo e outro correligionário presente disse que um "backstop" com um limite de tempo foi debatido.

    "Há maneiras de se lidar com esta questão, se houver disposição dos dois lados", disse Arlene Foster aos jornalistas.

    Embora ela tenha concordado que o acordo de saída da UE e o "backstop" estejam mortos na prática, disse que um "caminho à frente sensato" é possível se o governo irlandês concordar em se engajar.

    O "backstop" forçaria o Reino Unido a obedecer algumas regras da UE se não se encontrar outra forma de manter a divisa terrestre entre a Irlanda do Norte, sob controle britânico, e a Irlanda, país-membro do bloco, aberta. Dublin diz que ela é crucial para manter a paz na ilha.      

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade