PUBLICIDADE

Mundo

Prefeita de Paris abandona plataforma X após chamá-la de "gigantesco esgoto global"

27 nov 2023 - 11h43
Compartilhar
Exibir comentários

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou nesta segunda-feira que deixará a plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, chamando-a de "gigantesco esgoto global" que está "destruindo nossas democracias" ao espalhar abuso e desinformação.

Após comprar o Twitter em 2022, Elon Musk demitiu milhares de funcionários, incluindo muitos que moderavam o conteúdo da plataforma. Rebatizada como X, ela tem perdido vários anunciantes importantes e foi condenada por críticos, incluindo a Casa Branca, por não fazer o suficiente para reduzir o antissemitismo.

"Essa plataforma e seu proprietário exacerbam intencionalmente as tensões e os conflitos", disse Hidalgo em longas publicações em inglês e francês, citando manipulação, desinformação, antissemitismo e ataques a cientistas, climatologistas, mulheres e progressistas.

"Esse meio de comunicação se tornou um gigantesco esgoto global, e devemos continuar a entrar nele?", perguntou a socialista, cuja candidatura fracassada à Presidência da França obteve 1,7% dos votos em 2022.

"Eu me recuso a endossar esse esquema maligno", disse ela.

Mais recentemente, Hidalgo foi criticada por uma viagem à ilha francesa do Taiti, supostamente para ver um local de surfe para a Olimpíada de 2024, mas que, segundo os oponentes, não era de sua competência e durante a qual ela visitou sua filha que mora lá.

Usuários do X e políticos da oposição usaram uma hashtag para criticá-la pela viagem parcialmente financiada pelos contribuintes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade