PUBLICIDADE

Mundo

Parlamentares deixam partido de May por "Brexit desastroso"

Três membros do Partido Conservador renunciaram seus cargos com críticas à condução das negociações feitas pela primiê britânica Theresa May

20 fev 2019 - 11h06
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Três parlamentares pró-União Europeia dos conservadores governistas do Reino Unido deixaram o partido por causa do "manejo desastroso do Brexit" por parte de Londres nesta quarta-feira, um revés para as tentativas da primeira-ministra, Theresa May, de unir sua sigla nos planos de separação do bloco.

As parlamentares, que há tempos criticam a estratégia de May para o Brexit por acreditarem estar sendo conduzida por conservadores eurocéticos, disseram em um comunicado que se unirão a um novo grupo do Parlamento criado por sete ex-políticos do Partido Trabalhista.

Manifestante pró-Brexit passa perto do Parlamento, em Westminster 20/2/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Manifestante pró-Brexit passa perto do Parlamento, em Westminster 20/2/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Foto: Reuters

May disse estar triste com as renúncias, mas sinalizou que continuará empenhada em obter um acordo antes de o Reino Unido sair da UE em 29 de março.

Mas as renúncias deixam May em uma posição ainda mais frágil no Parlamento, onde seu acordo para o Brexit foi massacrado pelos parlamentares no mês passado, quando eurocéticos e apoiadores da UE votaram contra um pacto que os dois lados dizem propor o pior de todos os mundos.

Eles também podem minar a posição de negociação da premiê em Bruxelas, para onde ela viaja ainda nesta quarta-feira para tentar conseguir uma abertura para mais análises técnicas sobre uma revisão do acordo.

Faltando só 37 dias para o Reino Unido deixar o bloco, a maior guinada política e comercial do país em mais de 40 anos, as divisões sobre o Brexit estão redesenhando o cenário político. As renúncias ameaçam um sistema de dois partidos que se mantém há décadas.

"A gota d'água para nós foi o manejo desastroso do Brexit deste governo", disseram as três parlamentares, Heidi Allen, Anna Soubry e Sarah Wollaston, em um comunicado.

"Não sentimos mais que podemos permanecer no partido de um governo cujas diretrizes e prioridades estão tão firmemente no controle do ERG e do DUP", disseram, referindo-se a um grupo de parlamentares conservadores pró-Brexit e ao Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte, que sustenta o governo no Parlamento.

May admitiu que a filiação britânica à UE "é uma fonte de desentendimento tanto em nosso partido quanto em nosso país há muito tempo", acrescentando que sair do bloco "jamais seria fácil".

"Mas cumprindo nosso compromisso expresso em manifesto e implantando a decisão do povo britânico, estamos fazendo a coisa certa por nosso país. E ao fazê-lo, podemos seguir em frente juntos rumo a um futuro mais brilhante", disse.

Veja também:

Reino Unido diminui interesse por parceria comercial com Brasil:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade