PUBLICIDADE

Mundo

Políticos não podem bloquear críticos nas redes sociais, decide corte nos EUA

7 jan 2019 - 19h03
Compartilhar
Exibir comentários

Uma corte de apelação do Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira que ao bloquear críticos nas redes sociais, políticos violam a Constituição dos EUA, numa decisão que pode afetar um recurso do presidente Donald Trump contra determinação similar em um tribunal em Nova York.

Imagem de ilustração mostra homem mexendo em celular em Frankfurt
21/10/2013 REUTERS/Kai Pfaffenbach
Imagem de ilustração mostra homem mexendo em celular em Frankfurt 21/10/2013 REUTERS/Kai Pfaffenbach
Foto: Reuters

Por 3 votos a 0, a corte de apelação entendeu que Phyllis Randall, presidente do Conselho de Supervisores do Condado de Loudoun, violou a liberdade de expressão prevista pela Primeira Emenda da Constituição norte-americana, por ter banido o cidadão Brian Davison de acessar a página oficial dela.

O bloqueio ocorreu depois que Davison compareceu a uma reunião na prefeitura e em seguida, em sua página no Facebook, acusou membros do conselho escolar e seus parentes de serem corruptos e terem conflitos de interesse. Além de banir o homem, Randall também apagou uma de suas publicação e todos os comentários, incluindo um de Davison.

O juiz de apelação James Wynn rejeitou o argumento de Randall de que sua página no Facebook é particular. O magistrado disse que o "componente interativo" consiste em um fórum público e que ela violou a lei ao discriminar uma opinião.

A liberdade de expressão do cidadão Brian Davison está "no centro da proteção provida pela Primeira Emenda", escreveu Wynn. A decisão da corte de apelação manteve o entendimento do juiz de primeira instância James Cacheris.

Até a publicação da reportagem, a defesa de Randall não respondeu aos pedidos de comentário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade