PUBLICIDADE

Mundo

PESQUISA-Em busca de um vencedor, democratas mantêm Biden e Sanders na liderança da disputa

10 jan 2020 - 12h41
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-vice-presidente Joe Biden e o senador Bernie Sanders continuam sendo os principais pré-candidatos democratas para a eleição presidencial dos Estados Unidos, já que os eleitores em potencial parecem cada vez mais inclinados a escolher um vencedor neste ano, ao invés de alguém que compartilhe seus interesses, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na quinta-feira.

Biden (à esquerda) e Sanders participam de debate entre presidenciáveis democratas
19/12/2019
REUTERS/Mike Blake
Biden (à esquerda) e Sanders participam de debate entre presidenciáveis democratas 19/12/2019 REUTERS/Mike Blake
Foto: Reuters

A pesquisa nacional revelou que Biden tem uma pequena vantagem entre os democratas registrados, mas que Sanders tem mais apoio quando os independentes são computados. Embora cada Estado tenha suas próprias regras para escolher o indicado do partido, dois dos primeiros a realizarem primárias --New Hampshire e Carolina do Norte-- permitem que independentes participem.

De acordo com a sondagem de 8 e 9 de janeiro, 23% dos democratas registrados disseram apoiar Biden, 20% aprovam Sanders e 15% disseram que votarão na senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts.

Ex-prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg recebe o apoio de 8% dos democratas registrados, e 7% endossam Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, em Indiana.

Nenhum dos outros pré-candidatos recebeu mais de 3%, e outros 13% dos democratas registrados disseram não saber qual postulante escolher.

Os cinco mais bem colocados continuam os mesmos quando os independentes são incluídos, mas Sanders aparece com uma vantagem de 2 pontos percentuais sobre Biden neste grupo mais amplo.

Sanders também foi escolhido pela maior parcela de democratas e independentes como o melhor administrador para o meio ambiente e a economia, assim como aquele que seria o melhor para lidar com o sistema de saúde pública do país.

Biden, porém, foi considerado por muitos como o mais provável dos pré-candidatos capaz de derrotar o presidente Donald Trump em uma eleição geral.

A percepção de que Biden é o mais elegível pode ter um papel maior neste ano quando o partido escolher seu representante. De acordo com pesquisas Reuters/Ipsos dos últimos anos, os democratas parecem cada vez mais interessados em simplesmente encontrar um nome que consiga vencer a eleição de novembro.

Segundo a enquete, 15% dos democratas disseram que a principal razão de estarem apoiando um pré-candidato em particular é sentir que ele pode vencer. Em comparação, só 7% dos democratas disseram o mesmo em uma sondagem semelhante feita em agosto e setembro de 2015.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade