PUBLICIDADE

Mundo

Pentágono e órgão orçamentário da Casa Branca são intimados em investigação de impeachment

7 out 2019 - 19h01
Compartilhar
Exibir comentários

Parlamentares democratas emitiram intimações ao Pentágono e ao escritório de orçamento da Casa Branca nesta segunda-feira como parte de sua investigação de impeachment, buscando documentos relacionados à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reter a ajuda militar para a Ucrânia.

07/10/2019
REUTERS/Kevin Lamarque
07/10/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

Os três comitês da Câmara dos Deputados que lideram a investigação disseram que o Departamento de Defesa e o Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca precisam entregar os documentos até 15 de outubro.

"Os comitês estão investigando até que ponto o presidente Trump prejudicou a segurança nacional ao pressionar a Ucrânia a interferir nas eleições de 2020 e ao reter a assistência militar fornecida pelo Congresso para ajudar a Ucrânia a combater uma agressão russa, além de quaisquer esforços para encobrir essas questões", afirmaram os presidentes dos comitês em comunicado.

As novas medidas ocorrem após intimações emitidas ao Departamento de Estado e à Casa Branca nas últimas semanas pelos Comitês de Inteligência, Supervisão e Relações Exteriores da Câmara.

Os democratas convocaram vários diplomatas dos EUA ao Congresso para prestarem depoimentos a portas fechadas nesta semana no inquérito de impeachment contra Trump, enquanto a Casa Branca busca maneiras de desacelerar o processo.

Trump nega que tenha feito algo errado e tem atacado a investigação, iniciada depois de alegações de um delator de que Trump aproveitou a ajuda de 400 milhões de dólares para garantir uma promessa do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, de investigar o rival político Joe Biden e seu filho Hunter, que estava no conselho de uma empresa de energia ucraniana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade