PUBLICIDADE

Mundo

Partido antissistema da Itália admite decepção em eleições europeias

Giuseppe Conte disse que M5S refletirá resultados

10 jun 2024 - 09h06
(atualizado às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O partido antissistema da Itália Movimento 5 Estrelas (M5S) realizará "uma longa reflexão" após ter um desempenho "decepcionante" nas eleições europeias, anunciou o líder da legenda e ex-premiê italiano Giuseppe Conte.

    O M5S ficou em um distante terceiro lugar na Itália, com cerca de 10,5% dos votos, abaixo dos mais de 15% nas eleições gerais de 2022.

    "Como é certo, iniciaremos uma reflexão interna para tentar aprofundar as razões deste resultado, que não era o que esperávamos", afirmou Conte.

    O ex-premiê destacou que pode "garantir a todos os eleitores que votaram" em seu partido que seus "nove ou 10 eurodeputados serão consistentes com os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral".

    "Portanto, serão construtores da paz, lutarão a todos os níveis contra a austeridade, irão avançar as nossas batalhas contra a corrupção e por uma Europa mais verde, mais social e inclusiva", acrescentou.

    Para Conte, o M5S intensificará o diálogo com partidos "progressistas", incluindo o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, da oposição, a fim de "oferecer uma alternativa a esta situação" e a "este governo". .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade