Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Papa Leão XIV envia telegrama de condolências ao Nepal após inundações

Pontífice disse ter ficado 'entristecido' ao tomar notícia da tragédia

27 ago 2026 - 07h54
(atualizado às 08h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O papa Leão XIV expressou condolências ao Nepal após inundações e deslizamentos causados pelo colapso de uma geleira no Himalaia. A tragédia provocou a cheia do rio Bhote Koshi e soterrou vilarejos, deixando ao menos 332 mortos e 910 desaparecidos no Nepal, além de vítimas no Tibete. Em telegrama divulgado pela Santa Sé, o líder católico lamentou as perdas de vidas, prestou solidariedade aos enlutados e ofereceu orações pelas equipes de emergência empenhadas nos resgates.

O papa Leão XIV enviou um telegrama ao Nepal por conta dos deslizamentos de terra e das inundações repentinas que atingiram o país na última quarta-feira (26).

Inundações encobriram vilarejos nepaleses com mar de lama
Inundações encobriram vilarejos nepaleses com mar de lama
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em documento assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o líder da Igreja Católica disse ter ficado "entristecido" ao saber da "perda de vidas e da devastação" causadas pelas enchentes.

"Ao confiar as almas dos falecidos à misericórdia do Todo-Poderoso, Sua Santidade expressa suas sinceras condolências aos enlutados, assegurando sua proximidade espiritual àqueles afetados por essa tragédia", diz o telegrama, divulgado pela Santa Sé nesta quinta (27).

"Oferecendo também orações pelas equipes de emergência empenhadas nos trabalhos de resgate, ele invoca sobre todos a assistência e a proteção divinas", conclui o texto.

Até o momento, o Nepal contabiliza pelo menos 332 mortos e 910 desaparecidos, incluindo 517 turistas estrangeiros. Já a China, que não é mencionada no telegrama do Papa, soma três óbitos e 558 desaparecidos, incluindo 260 estrangeiros, após o deslizamento que atingiu o posto de fronteira de Gyirong, no Tibete.

No entanto, ainda não está claro se há sobreposições nas contagens de desaparecidos fornecidas pelos dois países. A suspeita é de que a tragédia teria sido provocada pelo colapso de uma geleira no Himalaia, cordilheira que abriga as montanhas mais altas do planeta.

Um enorme bloco de gelo teria se desprendido e arrastado uma massa de detritos, incluindo rochas, árvores e sedimentos, enquanto escorregava em direção ao vale do rio Bhote Koshi.

Essa avalanche primeiro impactou o posto de fronteira de Gyirong, como documentado por imagens impressionantes de câmeras de segurança no local, que mostram a lama encobrindo construções e derrubando um estacionamento.

A massa de detritos seguiu montanha abaixo e provocou a cheia repentina do Bhote Koshi, que encobriu diversos vilarejos nepaleses com um mar de lama. Muitas pessoas sequer tiveram tempo de fugir.

O colapso da geleira foi tão forte a ponto de provocar uma atividade sísmica ? inicialmente, acreditava-se que esse terremoto estaria na origem do evento.

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra