Script = https://s1.trrsf.com/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer no pulmão após retirar nódulo em cirurgia

Procedimento para retirada do lobo inferior do pulmão direito durou cerca de 90 minutos e não teve complicações, segundo o Vaticano

13 out 2026 - 17h22
(atualizado às 17h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Leão XIV celebra sua 1ª missa na Capela Sistina.
Papa Leão XIV celebra sua 1ª missa na Capela Sistina.
Foto: Divulgação/Vatican News / Estadão

O papa Leão XIV foi diagnosticado com adenocarcinoma pulmonar, um tipo de câncer de pulmão, informou o Vaticano nesta terça-feira (13). O pontífice passou por uma cirurgia para a retirada do lobo inferior do pulmão direito, em um procedimento que durou cerca de 90 minutos e foi realizado sem complicações.

Segundo o boletim médico divulgado nesta terça, o exame histológico realizado durante a operação confirmou o diagnóstico, que já havia sido suspeitado nos exames pré-operatórios.

A cirurgia foi realizada no Hospital Policlínico Gemelli, por videotoracoscopia, técnica minimamente invasiva que utiliza uma câmera para auxiliar o procedimento. 

No ano passado, o papa Francisco ficou internado devido a uma crise respiratória no mesmo hospital, que possui uma ala reservada aos papas, no 10º andar.

Também nesta terça-feira, o secretário de Estado do Vaticano Pietro Parolin admitiu à imprensa italiana que foi surpreendido pela notícia de que Leão teria que passar por cirurgia, mas destacou a serenidade do pontífice.

"Conversamos com muita calma", afirmou. "Estou preocupado? Sim, porque certamente não esperava algo assim", acrescentou.

O papa Leão XIV cancelou todos os seus compromissos públicos até o dia 20 de outubro, para se recuperar da cirurgia. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra