Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa lamenta mortes de migrantes e confirma visita a Lampedusa

Leão XIV deseja ir para ilha italiana 'em breve'

12 set 2025 - 14h55
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Em uma mensagem de vídeo gravada no Vaticano, o papa Leão XIV confirmou nesta sexta-feira (12) que visitará a ilha siciliana de Lampedusa, no sul da Itália, em um futuro próximo.

Leão XIV deseja ir para ilha italiana 'em breve'
Leão XIV deseja ir para ilha italiana 'em breve'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A participação do pontífice americano foi um dos principais destaques do lançamento oficial da candidatura dos gestos acolhedores dos habitantes de Lampedusa a patrimônio cultural imaterial da humanidade da Unesco.

No vídeo, Robert Francis Prevost declarou que o contato de hoje foi "remoto", mas mencionou que espera estar pessoalmente em Lampedusa "em breve".

Leão XIV também agradeceu aos habitantes da ilha por acolher os migrantes que conseguem completar a perigosa travessia do Mediterrâneo com vida.

"Meu agradecimento, que é o de toda a Igreja, se estende e renova o do papa Francisco. Obrigado a todos aqueles que, muitas vezes invisivelmente, mostraram e continuam mostrando um sorriso e o cuidado de um rosto humano àqueles que sobreviveram à sua jornada desesperada de esperança", declarou o religioso.

Em sua intervenção, o Papa também lamentou a alta quantidade de pessoas mortas, principalmente mulheres e crianças.

"Tantas vítimas, entre elas, tantas mães e crianças, clamam das profundezas do Mare Nostrum, não apenas ao céu, mas aos nossos corações. Muitos irmãos e irmãs migrantes foram sepultados em Lampedusa e repousam na terra como sementes das quais um novo mundo aguarda o crescimento da vida", disse.

A ilha siciliana de Lampedusa, no sul da Itália, é palco de inúmeros desembarques de migrantes irregulares que fazem a perigosa travessia marítima para a Europa. O país é a maior porta de entrada no continente pela Rota do Mediterrâneo.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade