PUBLICIDADE

Mundo

Papa Francisco se diz "impressionado" com trabalho de bispos chilenos após escândalo sexual

7 ago 2018 - 01h40
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco disse que está "impressionado" com o trabalho dos bispos chilenos ante a crise provocada pelo escândalo de abusos sexuais de membros do clero contra menores, segundo uma carta revelada nesta segunda-feira pelo episcopado.

Papa Francisco na Praça São Pedro
 5/8/2018   REUTERS/Max Rossi
Papa Francisco na Praça São Pedro 5/8/2018 REUTERS/Max Rossi
Foto: Reuters

Na sexta-feira os bispos da Igreja Católica do Chile pediram perdão pelos abusos sexuais e se comprometeram a informar sobre todos os casos, além de aumentar a coordenação com a procuradoria nas investigações.

    Após um conclave em uma localidade litorânea próxima de Santiago, a cúpula da igreja reconheceu que "falhou" em seu dever de atender e acompanhar as vítimas devido ao "graves pecados e injustiças cometidas por sacerdotes e religiosos".

    "Recebi e li com atenção o Documento 'Declaração, Decisões e Compromissos do Bispos da Conferência Episcopal do Chile' do dia 3 (de agosto), e fiquei impressionado com o trabalho de reflexão, discernimento e decisões que tomaram", disse o papa na carta escrita a mão.

    As denúncias contra diversos membros da Igreja Católica chilena levaram o papa Francisco a abrir uma investigação neste ano que provocou a saída de bispos e outros sacerdotes acusados de praticar ou encobrir abusos contra menores.

    "As decisões são realistas e concretas. Estou certo de que ajudarão decididamente em todo este processo", acrescentou Francisco na carta.

    De acordo com dados da procuradoria chilena, há 38 casos vigentes de delitos cometidos por clérigos e laicos contra menores, adolescentes e adultos. No total, são 73 pessoas investigadas e 104 vítimas, a maioria delas menores de idade no momento dos abusos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade