PUBLICIDADE

Mundo

Papa abre Semana Santa em Basílica de São Pedro vazia

O ritual normalmente inclui uma longa procissão de cardeais, padres e fiéis carregando folhas de palmeiras.

5 abr 2020 - 14h11
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco participou de um Domingo de Ramos em uma Basílica de São Pedro vazia, fazendo um apelo às pessoas que vivem na pandemia de coronavírus a não se preocuparem tanto com o que lhes falta, mas como podem aliviar o sofrimento dos outros.

A celebração, que inicia os eventos da Semana Santa que antecedem a Páscoa, geralmente atrai dezenas de milhares de pessoas para uma Praça de São Pedro enfeitada com oliveiras e palmeiras. O ritual normalmente inclui uma longa procissão de cardeais, padres e fiéis carregando folhas de palmeiras.

Desta vez, foi realizada em um altar secundário, atrás do principal que Francisco normalmente usa, e com a presença de apenas duas dúzias de pessoas, incluindo alguns assessores, freiras e um coro reduzido, todos praticando distanciamento social.

Papa abrindo celebrações da Semana Santa em Basílica de São Pedro vazia.
Papa abrindo celebrações da Semana Santa em Basílica de São Pedro vazia.
Foto: Reuters

A procissão simbólica tinha apenas vários metros de comprimento e algumas oliveiras em vasos foram trazidas.

A missa foi transmitida na televisão e na internet para muitos milhões. Igrejas em países ao redor do mundo estavam realizando celebrações virtuais semelhantes nesta semana por causa de restrições de reuniões.

Em uma figura solitária, Francisco ouviu três sacerdotes lerem o relato do evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém e ser aclamado como messias.

A Semana Santa marca o período em que os cristãos comemoram os eventos que cercam os princípios fundamentais de sua fé - que Jesus foi traído, crucificado e ressuscitou.

Veja mais:

Coronavírus antecipa volta de intercambistas ao Brasil:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade