PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia detém 14 pessoas que buscavam se unir ao EI

São 13 estrangeiros e um turco que tentavam atravessar a fronteira para a Síria. Autoridades turcas impediram a entrada no país de 8.000 estrangeiros no último ano por conta de preocupações com a segurança

11 fev 2015 - 10h44
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Soldados turcos monitoram a linha da fronteira com a Síria, no sudeste da Turquia</p>
Soldados turcos monitoram a linha da fronteira com a Síria, no sudeste da Turquia
Foto: Osman Orsal / Reuters

Forças de segurança da Turquia detiveram 13 estrangeiros e um turco que tentavam atravessar a fronteira para a Síria e se juntar aos militantes do Estado Islâmico, disse o Exército de Ancara nesta quarta-feira (11).

A Turquia foi acusada no passado de ser frouxa no controle da fronteira, que é usada como ponto de trânsito por estrangeiros que buscam lutar no conflito civil na Síria.

Os 14 suspeitos foram capturados na tarde de segunda-feira em Oguzeli, sul da cidade de Gaziantep, no sudeste do país, de acordo com uma nota no site das Forças Armadas.

Após serem interrogados, de acordo com a nota, os estrangeiros foram levados para a polícia para serem deportados, enquanto o turco foi solto sob ordem de um procurador.

O primeiro-ministro Ahmet Davutoglu disse à Reuters em entrevista no último mês que a Turquia iria fazer tudo que pudesse para conter o fluxo de guerrilheiros estrangeiros, descrevendo o conflito sírio como uma grande ameaça à segurança nacional.

Autoridades turcas impediram a entrada no país de 8.000 estrangeiros no último ano por conta de preocupações com a segurança, e aumentaram a coordenação com as agências europeias de inteligência, segundo Davutoglu.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade