PUBLICIDADE

Oriente Médio

Reunião entre governo sírio e oposição é suspensa com menos de 1 hora

27 jan 2014 - 10h43
(atualizado às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Lakhdar Brahimi em Genebra
Lakhdar Brahimi em Genebra
Foto: AP

O mediador no processo de paz para a Síria, Lakhdar Brahimi, suspendeu a primeira reunião do dia com as delegações do governo sírio e a oposição, menos de uma hora após seu início, pelas claras posições discrepantes entre ambas.

"A declaração do regime era claramento um desvio do objetivo. Nós queríamos discutir assuntos que o regime não queria. Eles só queriam falar de terrorismo", disse Murhal Jouejati, delegado da Coalizão Nacional Síria (CNFROS).

Brahimi voltará a se reunir com as delegações separadamente nesta tarde para tentar acercar suas posições.

O principal problema para a oposição é que o regime foi para reunião com um documento de princípios, elaborado por eles, sobre o qual queriam discutir.

"Essa não é a maneira. Viemos aqui para discutir sobre uma base comum. Se não, isto é um autêntica farsa. Algo que acho que seja inteção do regime", disse.

"Segundo eles, todos que estão contra do presidente Bashar al Assad é terrorista", afirmou.

O opositor explicou que sua delegação tratou de ressaltar em sua declaração de abertura que o regime perdeu toda sua legitimidade como resultado do uso da força contra manifestantes pacíficos.

"Nesse ponto, houve inclusive mais confronto e (a delegação do regime) começou o sermão de maneira ditatorial que já estamos acostumados na Síria", indicou.

Sobre o conteúdo do documento apresentado pelo regime, o opositor explicou que era uma "lista de princípios muito nobres sobre a unidade da Síria, democracia e pluralismo".

"O problema não é a nobreza desses princípios. O problema é a estratégia do regime que é nos desviar do caminho", reiterou.

Um porta-voz da delegação opositora, Louay Safi, disse que o Governo chegou com esse documento "para nos afastar do principal propósito desta reunião, que é discutir o Comunicado de Genebra, implementá-lo e formar um órgão de transição política com todos os poderes"

"Também inclui levantar o cerco sobre cidades e libertar prisioneiros de consciência", assinalou Safi, a quem pareceu decepcionante que os membros mais importantes da delegação do regime não tenham participado das negociações.

"Eles seguem fora da sala e seguem enviando os membros mais jovens para dirigir estas negociações. Isto nos mostra sua seriedade sobre sua vontade de chegar a soluções", indicou.

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade