Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Para "dar sorte", Obama marca jogo de basquete para dia da eleição

5 nov 2012 - 16h44
(atualizado às 17h37)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, candidato à reeleição, deve cumprir nesta terça-feira o ritual de jogar basquete em dia de eleição. O ex-porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, informou que seu ex-chefe enviou um e-mail para Reggie Love, antigo assessor pessoal de Obama e um de seus companheiros inseparáveis nas quadras, para organizar a partida de caridade em Chicago, cidade natal de Obama. As informações são do jornal Washington Post.

O pré-candidato democrata Barack Obama joga basquete com estudante da Universidade da Carolina do Norte
O pré-candidato democrata Barack Obama joga basquete com estudante da Universidade da Carolina do Norte
Foto: AP

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Nesta terça, Obama enfrenta o candidato republicano, Mitt Romney, no processo eleitoral americano. Apesar dos números "apertados" nas pesquisas em todo o país, Obama aparece com vantagem mais ampla segundo os levantamentos que consideram a contagem indireta dos votos, já que a eleição dos EUA não é definida pelo voto popular. No Colégio Eleitoral, onde ocorre a decisão que elege o presidente no país, Obama já teria ultrapassado os 270 votos necessários para ganhar um novo mandato, segundo dados de análises das pesquisas do New York Times, Real Clear Politics e Huffington Post.

O basquete, uma paixão pessoal de Obama, é também uma tradição ligeiramente supersticiosa para o presidente, que costuma relaxar nas quadras no dia da votação. A única exceção aconteceu em novembro de 2008, quando trocou a bola por uma última visita ao então indeciso Estado de Indiana. "Nós cometemos o erro uma vez, não vamos cometê-lo de novo", disse Gibbs.

Jogar no dia das eleições, no entanto, nem sempre trouxe boa sorte a Obama. No início de 2008, sua partida no dia das primárias em New Hampshire não evitou que ele perdesse para a atual secretária de Estado, Hillary Clinton.

Fã de basquete, Obama gosta de praticar o esporte em dias de folga e férias. O presidente também costuma organizar partidas para doações de caridade. Neste ano, Obama arrecadou pelo menos US$ 2 milhões em fundos para a campanha em uma série de eventos ao lado do ex-astro do basquete Michael Jordan.

Por enquanto, a partida de basquete e o comício da noite eleitoral são os únicos eventos previstos para terça-feira na agenda de Obama, que chegará a Chicago na noite desta segunda após um intenso dia de campanha em Madison (Wisconsin), Columbus (Ohio) e Des Moines (Iowa). O rival republicano, Mitt Romney, votará na terça-feira em Massachusetts, onde reside, e deve visitar depois o Estado-chave de Ohio.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra