PUBLICIDADE

Oriente Médio

Otan afirma que ataques talibãs devem continuar no Afeganistão

1 dez 2014 - 08h57
Compartilhar

Os violentos ataques talibãs devem prosseguir no Afeganistão no próximo ano, quando a Otan encerrar a missão militar mais longa de sua história, afirmou nesta segunda-feira o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg.

"Ataques violentos também acontecerão no próximo ano, mas as forças de segurança afegãs são capazes e chegou o momento de que assumam a total responsabilidade da segurança do Afeganistão", disse Stoltenberg, que se reúne nesta segunda-feira com o presidente afegão Ashraf Ghani.

"Os talibãs ainda são capazes de cometer ataques terroristas importantes, mas são menos capazes de conquistar territórios e controlá-los", completou.

Pelo menos nove pessoas morreram nesta segunda-feira em um ataque suicida na província de Baghlan (norte do Afeganistão), o mais recente de uma série de ataques antes da saída das troas de combate da Otan, após uma operação militar de 13 anos.

A partir de 1º de janeiro, a Otan iniciará uma missão de treinamento e assessoria neste país com 12.500 militares americanos, muito longe do contingente de 130.000 soldados de 2010.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade