PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israelenses e palestinos aprovam novo cessar-fogo em Gaza

Acordo foi mediado pelo Egito, que já tinha negociado um cessar-fogo na semana passada

10 ago 2014 - 14h41
(atualizado às 18h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fumaça é vista em Gaza após ataque aéreo de Israel, na sexta-feira</p>
Fumaça é vista em Gaza após ataque aéreo de Israel, na sexta-feira
Foto: Ahmed Zakot / Reuters

Israel aceitou uma proposta do Egito neste domingo para um novo cessar-fogo de 72 horas com as forças palestinas na Faixa de Gaza. Israelenses e palestinos chegaram a um acordo de cessar-fogo de três dias, neste domingo, com o objetivo de obter uma trégua mais duradoura.

A nova trégua de 72 horas entrou em vigor na Faixa de Gaza nesta segunda-feira, à 00h01 local (18h01 de domingo no horário de Brasília), no 33º dia de uma guerra entre Israel e Hamas, que já deixou mais de 2 mil mortos.

O Egito tinha mediado uma trégua semelhante na semana passada. Mas após o término dos três dias de cessar-fogo, os conflitos entre o Exército israelense e soldados palestinos recomeçaram.

Falando sob a condição de anonimato, as autoridades israelenses disseram à AP ter aceitado a proposta da Egito, mas que ficarão atentos para possíveis novos ataques.

O negociador do Hamas no Cairo, Izzat al-Reshiq, disse que o grupo aceitou formalmente o acordo em função de Israel ter concordado em retomar as conversas sem pré-condições. "Em vista da concordância de Israel de uma trégua e seu retorno sem pré-condições, informaremos os irmãos egípcios sobre nossa resposta positiva", disse.

Reshiq também disse que as facções palestinas não desistiram de suas demandas, que incluem fim do bloqueio de Gaza e a libertação de prisioneiros.

Negociação

O Ministério das Relações Exteriores do Egito emitiu um comunicado pedindo que Israel e as facções palestinas respeitassem um cessar-fogo a partir da meia-noite de amanhã.

Na nota, o Egito diz que a trégua é importante para reparar a infraestrutura destruída em Gaza e para que ambas as partes possam "retomar as negociações indiretas de maneira imediata e contínua".

Além disso, o cessar-fogo terá o objetivo, segundo o ministério, de permitir conversas para se chegar a uma trégua permanente e total na região.

Com informações da AP, Reuters e EFE

Israel X Hamas: compare o poder bélico  Israel X Hamas: compare o poder bélico

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade